Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que é a categoria B1 da nova Carteira de Motorista?

A categoria B1 faz parte das regras internacionais de padronização da nova carteira de motorista. Saiba o que muda com isso!

A categoria B1 da nova CNH, em vigor desde setembro deste ano com a Lei 14.440/2022, é uma das subcategorias que buscam adequar a legislação brasileira às regras de trânsito que se aplicam em outros países do mundo.

Em resumo, ela se destina à habilitação de motos e micro carros, como, por exemplo, os triciclos e quadriciclos.

Contudo, não há motivo para que os condutores com habilitação se preocupem com a mudança. Isso porque ela apenas padroniza internacionalmente a carteira de habilitação no Brasil e busca facilitar o trânsito viário. Ou seja, não é necessário fazer nada para estar apto para as novas categorias da CNH.

O que muda com a categoria B1 da nova CNH

Antes de 2005, para conduzir um triciclo, quadriciclo ou veículo equivalente, o condutor precisa apenas de uma licença de condução municipal. Entretanto, o Código de Trânsito Brasileiro passou a exigir, após suas novas regras, que fosse necessário a CNH B.

Na nova carteira de motorista, a regra ganhou 4 subcategorias, no caso, a A1, a B1, a C1 e a D1. Na prática, elas apenas indicam de modo padronizado a autorização do motorista para conduzir determinado veículo. Ou seja, a modalidade agora é específica mas não altera a categoria que o condutor foi considerado apto a ter.

Como ficaram as categorias da nova carteira de motorista após a mudança

Além da categoria B1, as alterações da nova CNH, segundo a atualização do Artigo 143 do CTB ficaram assim:

  • Categoria A: para veículos de 2 ou 3 rodas, com ou sem carro lateral;
  • Categoria A1: Motos com até 125 cilindradas;
  • Categoria B: veículos não citados na categoria A, até peso de 3,5 toneladas e máximo de 8 lugares, sem contar o motorista;
  • Categoria B1: Triciclos e quadriciclos;
  • Categoria C: veículos não citados na categoria B ou para fins de transporte de carga, com peso que exceda 3,5 toneladas;
  • Categoria C1: veículos da categoria C até 7,5 toneladas. Caso tenha reboque, ele não pode ultrapassar 750 kg;
  • Categoria D: veículos não contemplados nas categorias B e C, que se destinam ao transporte de passageiros e exceda 8 lugares além do motorista;
  • Categoria D1: veículos da categoria D com, no máximo, 17 passageiros, incluindo o condutor. Além disso, o comprimento não pode ser maior que 8 metros;
  • Categoria E: Demais veículos que não tiveram citação nas categorias anteriores. Por exemplo, reboques, semi reboques, trailers e outros.

Será necessário uma nova CNH para ter a habilitação B1?

Não. De acordo com as atuais regras do CTB, ao se habilitar em uma categoria, o condutor também se beneficia pela categoria adicional. Ou seja, um motorista que possui carteira de motorista B, também é apto a dirigir um veículo da categoria B1.

Imagem: rafapress/shutterstock.com