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Empreendedorismo digital: como começar e quais tipos para investir?

Com o avanço da tecnologia, a internet se tornou um dos principais meios de comunicação entre as pessoas. Nela, é possível estudar, se comunicar com o mundo inteiro e também trabalhar, seja para uma empresa, quanto para um negócio próprio.

Dessa forma, o empreendedorismo digital está ganhando força com o aumento da demanda de trabalho e também na quantidade de pessoas interessadas em abrir um negócio próprio. Para isso, é preciso entender quais são as vantagens e cuidados em se tornar um empreendedor digital e os pontos que devem receber maior atenção.

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O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital é definido como toda ação que tem a internet como o principal meio de divulgação e venda. Ele acaba englobando diversos segmentos, como as lojas online, cursos e também as redes sociais.

O ambiente digital ainda tem muito espaço para crescer e com muitos segmentos que ainda não foram explorados. Muitas lojas utilizam a internet como canal de venda para seus produtos que estão nas vitrines das lojas físicas.

Vantagens

Ser um empreendedor digital tem diversas vantagens, como por exemplo, a flexibilidade no horário. Você pode criar uma rotina de trabalho que respeite os horários em que você precisa de maior descanso e aqueles que você se sente mais produtivo.

Além disso, você tem a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar por não ter um lugar fixo, como a mesa de um escritório. Por isso, você não vai ter tantos gastos investindo em locais físicos para trabalhar.

O baixo custo da operação também é um atrativo. O investimento costuma ser muito mais baixo para criar uma empresa que atua online do que nos meios tradicionais. Porém, mesmo sendo baixo, ainda é preciso criar uma marca, fazer a busca de fornecedores e contratar as plataformas e ferramentas utilizadas na gestão e divulgação do site. O ponto positivo é que há no mercado diversos serviços disponíveis para todos os perfis de empreendedor. É só encontrar o que mais se encaixa com o seu planejamento.

Ter um negócio próprio é ser seu próprio chefe, com isso vem também a autonomia de decidir quais caminhos seguir para que a sua empresa alcance o sucesso. Apesar da responsabilidade, a oportunidade de evoluir e crescer junto com a sua empresa são gratificantes.

Como começar?

Os negócios online vieram para ficar, sendo um segmento que não para de crescer e evoluir. Hoje em dia, é um mercado bem mais estruturado.

Quem entrava anos atrás, encontrava uma dificuldade em encontrar profissionais qualificados e ferramentas úteis para o empreendedor digital, problemas que hoje são resolvidos facilmente. Antes de tudo, decidir se um empreendedor digital exigirá de você empenho, por isso é preciso refletir sobre algumas questões.

Qual o seu objetivo?

É  preciso determinar através de um planejamento sólido, qual o seu objetivo, para que não haja nenhum tipo de frustrações ou expectativas criadas que não podem ser correspondidas posteriormente.

Qual nicho você gostaria de trabalhar?

Estudar o segmento que você quer atuar é importantíssimo.  É interessante fazer um estudo prévio da concorrência, ver como eles se comportam, que tipo de comunicação e canais utilizam para se comunicar com os clientes.

Um ponto a ser observado também é entender que o ambiente digital funciona de maneira diferente do ambiente físico, o que acaba interferindo no modo de fazer negócios e se relacionar com clientes e fornecedores. Depois de ter entendido esses pontos, chegou a hora de conferir os próximos passos.

Faça um plano de negócio

Um bom plano de negócios fará com que a sua empresa parta na frente dos seus concorrentes, projetando todos os cenários possíveis e mantendo a gestão atual em dia. Procure ter em mente quem são seus concorrentes e o que eles estão fazendo de positivo e também negativo.

O investimento disponível para começar no empreendedorismo digital também deve ser contemplado em seu plano de negócios. É preciso contemplar todos os pontos de investimento, como a área de recursos humanos e enquadramento tributário.

Com todas essas informações na mão, chegou a hora de criar um planejamento com campanhas de marketing e de vendas, para poder divulgar seu produto ou serviço para o público consumidor. Com isso, é mais fácil fazer algumas simulações de cenários de mercado e estipular algumas metas para a sua empresa, como você enxerga ela daqui um ou cinco anos.

Análise SWOT

A análise SWOT é, às vezes, esquecida, mas é muito útil para poder identificar quais são pontos de atenção em relação ao seu concorrente, ajudando a criar também um planejamento para diversos cenários. Ela tem como objetivo analisar ambientes internos e externos, como forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Conheça os modelos de monetização

No mercado digital há muitos modelos de monetização que você pode utilizar. O mais interessante é que sua empresa não precisa ter apenas um, dentre muitos você pode escolher por:

Assinatura

É um modelo de monetização bem comum em nosso cotidiano, onde o fornecedor de um produto ou serviço cobra uma valor que pode ser mensal, bimestral, semestral ou anual, para que o cliente possa ter acesso. Assinaturas de jornais ou streaming são os exemplos mais clássicos

Freemium

Este modelo de monetização permite que o cliente tenha acesso a uma plataforma, gratuitamente, mas com menos recursos do que as pessoas que assinam o serviço e pagam por ele.

Venda direta

A venda única direta é aquela que o cliente faz o pagamento apenas uma vez para ter acesso a um produto ou serviço, como por exemplo eletrônicos e livros. Já a venda direta recorrente oferece um produto que demanda pagamentos periódicos, como internet, telefone, academia, entre outros.

Franquia

O modelo de franquia contempla fornecer a sua marca para fins comerciais realizados por terceiros. É uma concessão de uso respeitando os mesmos modelos de negócios.

Software de inteligência artificial

A comercialização da inteligência artificial como serviço, muitas vezes ligado à infraestrutura, ajuda a utilizar essa inteligência da melhor forma.

Software para estrutura (PAAS, IAAS e SAAS)

A computação em nuvem permite fornecer armazenamento, redes e outros recursos via internet, permitindo o uso de banco de dados e outros sistemas operacionais. Essa monetização se dá por mensalidades ou anuidades.

Conheça os tipos de empreendedorismo digital

Agora que você já tem uma noção básica sobre como entrar no mundo do empreendedorismo digital, é preciso ter em mente também os desafios a serem enfrentados.

No entanto, com planejamento e a ajuda de ferramentas de organização e otimização de processos, você terá bons resultados durante essa gestão. Conheça agora os tipos de empreendedorismo digital:

  • E-commerce – Lojas que utilizam a internet como canal de vendas, utilizando um site para distribuir seus produtos;
  • Blogs ou sites especializados – A produção de conteúdos para portais também pode ser uma opção para começar a empreender;
  • Infoprodutos – A informação digital também pode ser monetizada e comercializada no formato de e-book, apostilas e videoaulas;
  • Aplicativos – Com a popularização dos celulares com acesso a internet, o mercado de aplicativos está em constante crescimento. São diversos segmentos que podem ser explorados;
  • Cursos – Apesar de ser muito semelhante aos infoprodutos, os cursos permitem criar uma grade curricular e aulas online em tempo real;
  • Consultoria – Caso você seja especialista em alguma área, as consultorias podem ser uma boa saída, promovendo orientações para empresas ou de forma particular.
  • Marketing digital – Muitas empresas precisam de ajuda para criar estratégias e ações para poder divulgar produtos e serviços. É possível fazer consultorias de forma remota.
  • Marketing de afiliados – Funciona como uma grande rede com o objetivo de divulgar esse produto ou serviço na internet de diversas formas. Neste momento, se o cliente faz a conversão através da divulgação de um afiliado, ele recebe uma remuneração.
  • Franquias digitais – As franquias digitais trabalham de maneira semelhante às convencionais, com a diferença da possibilidade de trabalhar remotamente. Algumas empresas, por exemplo, já trabalham com uma nova geração de ERP (Enterprise Resource Planning) que é um software de gestão empresarial, que permite integrar todas as áreas da empresa de forma integrada e em uma única plataforma.

Mas afinal, o que é ERP? Consiste em um software para auxiliar o empreendedor na gestão financeira da sua empresa, automatizando processos e muito mais. Isso permite a otimização de trabalho, aumentando a produtividade de toda a equipe.

Muitas dessas empresas também oferecem ao franqueado, uma série de treinamentos e um suporte que busca melhorar constantemente.

Pronto para dar o próximo passo?

Ser um empreendedor digital é um desafio imenso, mas com planejamento claro de qual segmento atuar e os tipos de monetização que você quer utilizar, você estará melhor preparado para essa jornada. Contar também com ferramentas que te ajudem a realizar a gestão empresarial também são essenciais para otimizar tempo.

Contratar um ERP pode ser muito vantajoso, para ajudar o contador a acessar todas as informações de todas as áreas em poucos cliques, tudo de forma integrada e automatizada para poder alavancar o sucesso dos negócios dos seus clientes.

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Imagem: sdecoret / Shutterstock.com