Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que é margem de lucro e como calcular?

Descubra o que é margem de lucro e aprenda a calcular essa importante métrica financeira para seu negócio.

Maximizar o sucesso de um negócio envolve mais do que simplesmente aumentar as vendas; é essencial também manter um olho atento na margem de lucro. A margem de lucro é a diferença entre o preço de venda de um produto ou serviço e o custo associado à sua produção ou aquisição. Este indicador é crucial, pois representa a eficácia da gestão financeira de uma empresa e sua capacidade de gerar lucro.

Entender e calcular a margem de lucro é fundamental para tomar decisões estratégicas. Ela permite avaliar a viabilidade de preços, identificar áreas de alto custo e potencial de economia, e determinar a rentabilidade do negócio.

Margem de lucro: o que é e por que é relevante?

Pessoa empilhando moedas.
Imagem: mojo cp / shutterstock.com

A margem de lucro é a porcentagem de lucro obtida em relação ao custo de produção de um produto ou serviço. Isso significa que é o valor que realmente representa o lucro de um negócio após a dedução de todas as despesas. Então, este cálculo é crucial para avaliar a lucratividade de um empreendimento, para formular promoções e descontos, e para a precificação dos produtos ou serviços.

Para calcular, é necessário subtrair o custo de produção do preço de venda do produto e dividir este valor pelo preço de venda. Assim, o resultado deve ser multiplicado por 100 para obter a margem de lucro em porcentagem. Este cálculo pode ser feito para vendas individuais ou para a receita total do negócio.

planejamento do negócio

É importante que os empreendedores saibam calcular a margem de lucro, pois essa métrica proporciona um entendimento mais preciso sobre a saúde financeira do negócio. Além disso, ter uma compreensão clara permite aos empreendedores fazer planos mais assertivos para o futuro do negócio, como lançar novos produtos, expandir as operações ou contratar mais funcionários.

Veja também:

Seu Caixa Tem não abre? Confira como atualizar

O cálculo da margem de lucro bruta é antes da dedução das despesas operacionais, fornecendo uma visão da rentabilidade de um produto, mas sem considerar todos os custos associados à operação de um negócio. Já o cálculo da margem de lucro líquida é após a dedução de todas as despesas e fornece uma visão mais precisa da lucratividade real de um negócio.

Imagem: 13_Phunkod / shutterstock.com