Na última quinta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o decreto recriando o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), destinado a debater temas de interesse para diferentes segmentos da sociedade civil.
O que é o Conselhão do governo? Confira alguns membros ilustres
Lula assinou o decreto recriando o Conselhão, destinado a debater temas de interesse de diferentes segmentos da sociedade civil. Confira!
Além dos ministros e de conselheiros que farão parte do “Conselhão”, também esteve na cerimônia o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Assim, diversos setores estão representados no Conselhão, entre eles o agronegócio, fintechs, setor financeiro e movimentos sociais.
O projeto prevê que haja a representação de empresários, entidades setoriais e trabalhadores. De acordo com Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, o novo Conselhão busca destacar a sustentabilidade e a diversidade nacional.
Conselhão
O Conselhão foi criado em 2003, primeiro ano de Lula na presidência da República e, embora tenha obtido êxito durante sua existência, foi extinto em 2019, primeiro ano de mandato de Jair Bolsonaro (PL). Dessa forma, a recriação do Conselho tem o objetivo de fortalecer a democracia brasileira ao contribuir para maior representação da sociedade nas discussões do governo.
Agora, após a instalação do Conselhão, os membros serão divididos em grupos temáticos de trabalho, que tratarão de temas específicos. O novo formato conta com cidadãos de diferentes grupos e classes sociais, que participarão de debates qualificados, que serão utilizados na criação de políticas públicas.
Membros ilustres
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
O Conselhão conta com 246 membros, que participam de forma voluntária. Entre eles estão pessoas conhecidas do público, que vão desde influenciadores até bilionários. Confira alguns dos participantes mais conhecidos:
- Abilio Diniz, membro do conselho de administração do Grupo Carrefour;
- Bela Gil, apresentadora e ativista;
- Conrado Leister, diretor da Meta no Brasil, empresa controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp;
- Cristina Junqueira, cofundadora do banco digital Nubank;
- Fábio Coelho, diretor-executivo da Google no Brasil;
- Fabrício Bloisi, CEO do iFood;
- Felipe Neto, influenciador digital;
- Jorge Furtado, cineasta;
- Jorge Moll Filho, presidente do conselho de administração da Rede D’or São Luiz, que administra diversos hospitais;
- Leila Pereira, presidente do clube esportivo Palmeiras;
- Ludhmila Hajjar, médica;
- Luiza Helena Trajano, empresária e presidente do conselho de administração da rede varejista Magazine Luiza;
- Nath Finanças, influenciadora digital;
- Nelson Jobim, jurista e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal;
- Preto Zezé, empreendedor, produtor artístico, escritor, ativista e presidente global da Central Única das Favelas (Cufa);
- Rene Silva dos Santos, fundador e editor-chefe do jornal Voz das Comunidades;
- Roberto Kalil Filho, diretor da cardiologia do Hospital Sírio-Libanês ;
- Sueli Carneiro, filósofa, escritora e ativista antirracismo.
Imagem: Isaac Fontana/Shutterstock
