Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

O que explica a queda do PIB projetada para este ano?

Economistas projetam um crescimento bem menor para o Brasil durante este ano, com um PIB baixo. Entenda os motivos!

Rafaela MedolagoPor Rafaela Medolago2 min de leitura
Três cubos de madeira formando a palavra PIB em cima de uma bandeira verde e amarela com notas de dinheiro ao lado

Com base nos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recentemente, a economia brasileira avançou 2,9% em 2022. O resultado foi positivo, acima das projeções dos especialistas. No entanto, o desempenho perdeu força nos últimos meses. 

De acordo com analistas, tal desaceleração observada no ano passado é um indicativo dos rumos da economia do país, inclusive para este ano. Não à toa, o Banco Central estima um crescimento de apenas 0,8% para o PIB (Produto Interno Bruto). 

Isso quer dizer que a economia deve piorar ao longo de 2023 e pode trazer inúmeros desafios para o atual governo. As informações são da BBC Brasil.

Queda do PIB em 2023

A queda do PIB em 2023, conforme apontam os analistas por meio do Boletim Focus, deve ser ocasionada pelos mesmos fatores que fizeram com que os números desacelerassem no último ano.

Somado a eles, estão a realidade fiscal e monetária do Brasil diante do início de um novo governo sob a gestão do presidente Lula (PT). O mercado acredita que a nova gestão pode gastar além do permitido e aponta incertezas para outro superávit.

Diante desse cenário, a inflação pode voltar a crescer e os juros tendem a ficar em altos patamares por um maior período de tempo. Hoje, a Selic está estacionada em 13,75% ao ano. 

Efeito positivo para o setor econômico

Em contrapartida, acredita-se que o efeito positivo para a economia venha do setor agropecuário, que foi fortemente impactado pelas questões climáticas no ano passado. Agora, a realidade começa a mudar.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Inclusive, o IBGE projeta um recorde na safra de grãos para 2023 que pode chegar a mais de 300 milhões de toneladas, acima do registrado no ano anterior.

Vale lembrar que em 2022 a expectativa para o PIB era de somente 0,3%. No final do ano, a alta foi de 2,9%, o que aponta uma discrepância entre as projeções dos analistas e o que de fato aconteceu.

Imagem: Rafastockbr / Shutterstock

Rafaela Medolago

Autor

Rafaela Medolago

Jornalista. Redatora do Seu Crédito Digital.

Topicos relacionados