O que faz seu nome ser negativado na Serasa

Saiba quais os motivos pelos quais isso ocorre

0

Há uma crença de que não pagar dívidas é o único motivo para que um nome não seja negativado. Entretanto, existem outros motivos que podem levar um nome na Serasa (ou demais bureaus de crédito) e trazer muita dor de cabeça ao consumidor. 

Ter o nome limpo é essencial para a maioria das atividades a serem exercidas no país. Portanto, é importante saber quais os outros motivos que podem prejudicar o cidadão e como consertar possíveis mal entendidos. 

É provável que você também goste:

Novo Auxílio Emergencial: o que se sabe até agora, e quando começa a ser pago?

Motivos que levam o consumidor a ter nome sujo na Serasa

Para ajudar no controle das finanças ou limpar um nome sujo, seguem os cinco principais motivos pelos quais a negativação ocorre. Todos eles, inclusive, diminuem o score de crédito do cliente. 

Negativação

O primeiro motivo é o mais conhecido e responsável pela maioria das restrições. A negativação ocorre quando uma empresa informa à Serasa ou outro órgão de crédito que o cliente deixou um débito em aberto, como contas de água, luz, telefone ou prestações de carro ou outras compras. 

Emissão de cheque sem fundo 

Pagar um serviço ou produto com cheque sem fundo também pode levar à negativação do nome, já que isso demonstra dificuldade de controle financeiro. 

Protesto de lojas no Serasa 

Em caso de compras em loja não pagas, a loja tem o direito de protestar o nome em cartório. 

Ações judiciais

Pode ocorrer de uma pessoa colocar o nome de terceiros na justiça, por falta de pagamento em serviços e produtos, para que o acusado seja intimado a pagar o que deve. Normalmente isso ocorre com pessoas que se conhecem. 

Participação em negócio em falência

Caso o consumidor seja dono de um negócio em falência ou mesmo sócio, isso pode acarretar negativação de nome. Isso é recorrente quando uma empresa não possui mais dinheiro para pagar servidores ou funcionários.

Como o cidadão era responsável pela empresa falida, isso implica em consequências negativas para o CPF do dono ou do sócio. 

Há maneiras de manter o nome limpo na Serasa?

Primeiramente, para que o cidadão saiba se o nome está negativado, é importante fazer o acompanhamento do CPF, que pode ser feito através do site da Serasa.

Caso o nome esteja negativado, é possível negociar a dívida para quitá-la e limpar o nome através do órgão pessoalmente ou através de promoções, como o Serasa Limpa Nome.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Pormezz/shutterstock.com

Comentários
Carregando...