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O que fazer se o pagamento do PIS/Pasep não cair na conta?

PIS/PASEP não caiu? Calma! Entenda os motivos e saiba como resolver a situação para receber o seu benefício

O PIS/Pasep é um benefício anual pago aos trabalhadores brasileiros que recebem até dois salários mínimos. Assim, o calendário de pagamento do PIS/PASEP é divulgado anualmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e o valor do benefício varia de acordo com o tempo de trabalho do trabalhador.

Mas e se o seu PIS/PASEP não caiu na data prevista? Não se desespere! Diversos fatores podem ter contribuído para isso, e existem soluções para você receber o seu benefício. Se isso aconteceu com você, é importante entender as possíveis causas desse atraso e como proceder para solucionar o problema, garantindo o recebimento do seu direito.

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Possíveis motivos para o não recebimento do PIS/Pasep:

Portanto, confira os possíveis motivos do PIS/Pasep não ter caído em sua conta:

  • Erro nos dados cadastrais: Verifique se seus dados cadastrais estão corretos no site do Ministério do Trabalho e Emprego ou na plataforma Gov.br. Erros no CPF, nome ou data de nascimento podem impedir o pagamento do benefício;
  • Não ter direito ao benefício: Nem todos os trabalhadores têm direito ao PIS/Pasep. Para saber se você se encaixa nos requisitos, consulte o calendário de pagamento e as regras do programa no site do Ministério do Trabalho e Emprego;
  • Atraso no pagamento: Em alguns casos, pode haver um atraso no pagamento do PIS/Pasep. Aguarde alguns dias após a data prevista para o pagamento e verifique novamente sua conta bancária;
  • Problema no sistema: Falhas no sistema do governo também podem causar atrasos ou impedimentos no pagamento do PIS/Pasep.
Bloco de anotações com as siglas PIS/Pasep ao lado de uma caneta e uma calculadora. abono salarial Pis/Pasep
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

O que fazer se o abono salarial não caiu na conta

Por fim, confira algumas dicas do que fazer se o PIS/Pasep não caiu na conta:

  • Verifique seus dados cadastrais: Acesse o site do Ministério do Trabalho e Emprego ou a plataforma Gov.br e confirme se seus dados estão corretos. Se encontrar algum erro, faça a correção e aguarde o próximo ciclo de pagamento;
  • Consulte o calendário de pagamento: Verifique no site do Ministério do Trabalho e Emprego se a data de pagamento do seu PIS/Pasep já passou. Se ainda não passou, aguarde o dia previsto para o depósito;
  • Entre em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego: Se você já verificou seus dados cadastrais e o calendário de pagamento, mas ainda não recebeu o seu PIS/PASEP, entre em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego através do telefone 158 ou por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS).

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com