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O que fazer se o Pix não cair na conta?

Descubra as ações imediatas para resolver se o Pix não cair na conta. Saiba como solucionar problemas e garantir a eficácia do seu Pix.

O Pix revolucionou a forma como os brasileiros lidam com transações financeiras, superando até mesmo os cartões de crédito e débito em popularidade. No entanto, apesar de sua eficiência, podem ocorrer situações em que a transferência via Pix demore a cair na conta do destinatário, gerando preocupação e incerteza.

Neste texto, abordaremos as medidas que você pode tomar caso enfrente essa situação. Desde a verificação dos dados da transação até o contato com a instituição financeira responsável, forneceremos orientações claras e práticas para resolver esse problema e garantir que suas transações via Pix sejam sempre rápidas e seguras.

Proposta do Pix

Celular com a logo do Pix na tela e diversas notas de R$ 50,00 ao fundo
Imagem: Alexandre Tavares Silva / shutterstock.com

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil com o objetivo de modernizar o sistema financeiro do país. Sua proposta, então, é permitir que pessoas e empresas realizem transferências e pagamentos de forma rápida, segura e eficiente, a qualquer hora do dia e em todos os dias da semana, incluindo feriados.

O sistema utiliza chaves de acesso, como CPF, CNPJ ou e-mail, para identificar os usuários, tornando as transações mais simples e ágeis. Além disso, o Pix é uma alternativa aos tradicionais métodos de pagamento, como TED e DOC, por não ter limite mínimo de valor e por ser gratuito para pessoas físicas em muitas situações.

O que fazer quando o Pix demora a cair?

Se você realizou um Pix e está demorando mais que o comum para ser concluído, o primeiro passo a ser tomado é a paciência, aguardando um pouco antes de acionar o suporte do banco. De acordo com o Banco Central, após perceber que o valor enviado não foi creditado na conta recebedora, o usuário deve aguardar 1 hora antes de tomar uma atitude mais drástica.

Quando o Pix demorar a cair na conta de destino, existem diversos motivos que podem explicar o acontecido. Por isso, conheça os principais:

  • Instabilidade no sistema Pix;
  • Instabilidade no sistema do seu banco;
  • Problemas com a internet;
  • Complicações em seu aparelho celular.

Fiz um Pix errado, posso recuperar o dinheiro?

Assim, a primeira medida é tentar entrar em contato com a pessoa que recebeu o valor. Utilizando os dados pessoais do recebedor disponíveis na transação, como nome completo e agência bancária, é possível tentar localizá-lo e solicitar a devolução do valor. Então, se a chave PIX for celular ou e-mail, a localização do destinatário pode ser mais fácil.

Caso a tentativa de contato não tenha sucesso ou o destinatário se recuse a devolver o valor de forma voluntária, é possível acionar o banco para intermediar a devolução. O banco possui todos os dados da pessoa que recebeu o PIX e pode entrar em contato com a instituição financeira do destinatário para assim, solicitar a devolução dos recursos.

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Se todas as tentativas de recuperar o valor falharem, é recomendável fazer um boletim de ocorrência e procurar a Justiça. Nesse caso, é necessário entrar com um processo para que o juiz reconheça o erro e obrigue o destinatário a devolver o valor transferido indevidamente.

Imagem: Alexandre Tavares Silva / shutterstock.com