Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que o índice Ibovespa significa?

0

Certamente você já ouviu falar que “A bolsa de valore subiu” ou a “Bolsa caiu”. Em suma, essas oscilações se dão em pontos, por meio do Índice Ibovespa. Mas afinal: esses pontos vem de onde? O que eles significam para o investidor? Confira abaixo, todos os detalhes.

Corretora da Caixa: BC autoriza e presidente do banco fala em ofertar ações

O que o índice Ibovespa significa?

Em suma, o Índice Ibovespa representa uma média entre as ações mais negociadas na Bolsa de Valores. Dessa forma, quando você lê a notícia de que a Bolsa de Valores subiu ou caiu x pontos, essa variação é um reflexo do desempenho médio das ações, que integram o índice de cerca de 80 empresas.

Dessa forma, quando o Ibovespa aumenta, isso significa que as principais ações da Bolsa estão bem, e o mercado está confiante. E quando o índice cai, significa que o mercado está mais cauteloso. Vale ressaltar que as alterações não significam que todas as ações se desvalorizaram ou valorizaram na mesma proporção. Sendo assim, o índice pode ser puxado por uma alta ou baixa muito significativa.

Critérios para uma empresa integrar o índice

No site da B3, você pode ver todas as ações que integram o índice. A cada 4 meses, o quadro é revisado, para incluir ou retirar empresas, de acordo com a performance dos ativos. Diante disso, confira os critérios usados para compor o Ibovespa:

  • Em suma, é necessário ser uma ação listada e negociada na bolsa;
  • As ações que foram negociadas em 95% dos pregões nos últimos 3 anos;
  • Ações que movimentaram um volume financeiro equivalente a pelo menos 0,1% do total movimentado no mercado à vista, no período de 3 anos;
  • Não ser classificada como penny stock. Ou seja, como ações com cotação média inferior a R$1;
  • Por fim, para compor o Ibovespa, a empresa não pode estar em processo de recuperação judicial.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal  do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: NikoNomad/shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.