Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

O real pode acabar? Entenda a fala de Lula

Será que a moeda nacional vai acabar? Entenda a fala polêmica de Lula sobre o real e quais serão as mudanças realizadas pelo governo!

Marya Klara CorreaPor Marya Klara Correa2 min de leitura
imagem do presidente Luís Inácio Lula da Silva discursando com microfone durante evento político

Desde o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), as medidas em cima do real (R$) estão sendo altamente discutidas.

Afinal, a moeda brasileira tem grande ponto de interesse nacional e internacional. Com isso, o presidente vem realizando várias viagens ao exterior para estreitar laços sul-americanos.

Inclusive, algumas medidas impostas pelo governo já estão sendo realizadas para melhorar a economia do Brasil. Muitas dessas medidas estão aumentando o poder de compra do brasileiro, como é o caso do reajuste salarial e o Bolsa Família.

Qual mudança Lula realizará no real?

O governo petista está trabalhando diariamente para se reconciliar e criar novos vínculos com outros países, principalmente os países vizinhos do Brasil. Isso acontece por causa do último governo, que não obteve uma presença internacional mais ampla.

Por meio do diálogo, Lula está arrecadando capital externo nas viagens internacionais, com o intuito de melhorar a economia do Brasil. Dessa forma, após as visitas, também surgiram novas discussões sobre a moeda nacional.

Em suma, o real pode ser substituído por uma nova moeda nas transações financeiras internacionais. Segundo o presidente, essa medida tem o intuito de melhorar e facilitar as transações feitas entre os países que compõem a América do Sul.

Em reunião, na última terça-feira (30), houve uma discussão a respeito da moeda local. No geral, a moeda brasileira não terá modificações; pelo contrário, o real continuará sendo usado nas compras do dia a dia dos brasileiros.

Ou seja, o intuito é criar um denominador comum entre os países — como é o caso do dólar. Mas cada um continuará a ter a sua própria moeda; afinal, para aplicar uma mudança no real, é necessário fazer uma reforma monetária.

Criação do real no Brasil

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Criado no governo de Itamar Franco, o Plano Real chegou ao Brasil em 1994, com o intuito de estabilizar e reformar a economia do país.

Em suma, o real era uma moeda utilizada em Portugal e seu plano de vinda para o Brasil foi para diminuir a altíssima inflação que assustava os brasileiros. Na época, o presidente autorizou o Ministério da Fazenda para que esse plano tivesse êxito.

Com a máxima contribuição de Fernando Henrique Cardoso, a moeda se consagrou e subiu a um posto de superioridade.

Imagem: Isaac Fontana / Shutterstock.com

Topicos relacionados