Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

OnlyFans será taxado por Haddad? Entenda

Vídeo que afirma que o OnlyFans será taxado pelo governo viralizou nas redes sociais. Descubra se isso é verdade.

Na última semana, viralizou nas redes sociais um post falando sobre uma suposta declaração do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). A publicação sugere que Haddad pretende taxar a plataforma de conteúdo adulto OnlyFans.

Essa rede social se popularizou no Brasil nos últimos meses. No site, o usuário pode pagar para ter acesso a fotos e vídeos dos criadores de conteúdo. Com isso, o OnlyFans passou a ser muito utilizado para entretenimento adulto.

O OnlyFans vai ser taxado?

O conteúdo que circula nas redes sociais indicando a taxação do site é falso. A postagem, que se trata de um vídeo, mostra um homem falando com uma reportagem como plano de fundo, onde o título é “Haddad fala em taxar OnlyFans”. A notícia do background não é verdadeira e foi fabricada sem apuração.

No vídeo, o homem reclama das taxações de serviços feitas pelo ministro, e sugere o impeachment do presidente Lula. “Agora, Lula cai. Pode esperar que de agora não passa mais. Haddad tá achando pouco taxar até o ar que a gente respira, agora decidiu taxar nada mais, nada menos que Onlyfans”.

Essa publicação foi feita no TikTok no dia 2 de março e teve mais de 480 mil visualizações. Ademais, contou com 49 mil curtidas e 3,4 mil comentários.

Inconsistências no conteúdo

O subtítulo da matéria aponta que o “Ministro da Economia diz que é necessário taxar aplicativos eletrônicos”. Fernando Haddad é ministro da Fazenda, e não da Economia. O seu antecessor, Paulo Guedes, era intitulado como ministro da Economia, mas o nome foi alterado por Lula ao assumir a presidência.

Outra evidência de que o post é falso é a assinatura da reportagem, que está no fundo do vídeo. O texto é assinado por “Ana Feynman”, nome que já havia sido utilizado no passado em outras fake news. Além disso, nenhum veículo de comunicação deu essa notícia em seus canais oficiais.

O OnlyFans poderia ser taxado?

Em um momento do vídeo, o homem faz menção aos influenciadores da plataforma, que produzem os conteúdos e lucram com as assinaturas do site. Ele insinua que essa renda poderia passar a ser taxada, mas isso é realmente possível?

Os produtores de conteúdo já são obrigados a declarar os seus rendimentos com a internet no Imposto de Renda. Sendo assim, não faria sentido incluir mais uma taxação sobre essa atividade.

Imagem: DiegoThomazini / shutterstock.com