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Open Banking completa 1 ano e bancos já fazem quase 100 milhões de interações por mês

O Open Banking é um sistema que permite compartilhar informações de clientes entre diversas instituições financeiras e completou um ano nesta terça-feira (01/02). O Open Banking começou a ganhar fôlego no final de 2021 e já é considerado um sucesso entre especialistas e participantes do mercado.

De acordo com a Open Baking Brasil, organização que agrupa os participantes deste sistema, o número de comunicações bem sucedidas, denominadas “chamadas de API” entre duas instituições diferentes, ficou em 96,3 milhões em Janeiro. Em dezembro do ano passado, o total foi de 84,4 milhões.

Razões para o crescimento do Open Banking

Este crescimento do Open Banking está ligado sobretudo à forma como as instituições passaram a disponibilizar o serviço a seus clientes; como, por exemplo, a criação da funcionalidade de Open Banking ou conecte suas contas.

Outro fator que impactou no crescimento foram as propagandas, que tiveram o patrocínio de grandes bancos, como Banco do Brasil, Santander e Itaú. Em geral, essas propagandas tentam explicar o conceito do Open Banking, convidando o público a compartilhar seus dados.

O efeito do Open Banking no mercado

Já é possível ver um impacto deste sistema no mercado, ainda mais quando se fala em concorrência para oferecer mais serviços aos consumidores. Com o Open Banking clientes que possuem um histórico financeiro melhor já conseguem obter taxas mais atraentes ao realizarem empréstimos, por exemplo.

As próximas novidades no Open Banking

O segundo semestre de 2022 pode ser o período que o sistema mais vai se popularizar, afinal o mercado passou por um período de implementação do sistema e agora passa a oferecer novos serviços e produtos. Veja abaixo algumas novidades no sistema de Open Banking:

  • Propostas de crédito: em 30 de março, os usuários solicitarão propostas de crédito a instituições simultaneamente. E assim, ficará mais fácil de se comparar taxas e prazos, segundo o Banco Central;
  • Investimentos e câmbio: em 31 de maio, também poderão ser compartilhadas informações transacionais de produtos de câmbio e investimentos. Trata-se de informações referentes a ações e títulos de dívida. O cliente terá em sua carteira taxas cobradas em operações cambiais, informações de patrimônio e renda familiar;
  • Seguros: posteriormente, os seguros também serão inseridos no sistema. No momento, as seguradoras trabalham para dividir os dados para os canais de atendimento e produtos disponíveis. O calendário da Susep (Superintendência de Seguros Privados) prevê que seja possível realizar compartilhamento de dados de cadastro de clientes até junho de 2023.

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Imagem: atk work / shutterstock.com