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Operadoras Claro, Vivo, Oi e Tim passam a integrar o Cadastro Positivo

As operadoras já incluíram 53 milhões de contas de PF e PJ no Cadastro Positivo.

As operadoras Claro, Vivo, Oi e Tim, agora integram a base de dados do Cadastro Positivo de crédito. O mesmo se usa por empresas para avaliar os contratos com bons ou maus pagadores. Os brasileiros que pagam as contas das operadoras sem usar uma conta bancária vão ter esse pagamento registrado no cadastro. 

Operadoras Claro, Vivo, Oi e Tim passam a integrar o Cadastro Positivo

As agências de créditos vão considerar o pagamento de contas das operadoras Claro, TIM, Oi e da Vivo. Dessa forma, as contas vão ser utilizadas para calcular a pontuação tanto de pessoas físicas (PF) como pessoas jurídicas (PJ). O SPC, Serasa, a Boa Vista e o Quod vão cobrir 13,15% dos clientes de operadoras que não tem contas bancárias. 

As operadoras já incluíram 53 milhões de contas de PF e PJ no Cadastro Positivo. Desse número de novos registros, cerca de 7 milhões são inéditos. Cerca de 13% são brasileiros que estão registrados nos birôs de crédito pela primeira vez. 

De acordo com Marcos Ferrari, presidente da Conexis, a inclusão se refere uma melhora nas ferramentas de avaliação de crédito empregadas por bancos. “A iniciativa tem o potencial de facilitar a vida dos brasileiros, principalmente dos que têm bom histórico de pagamentos”, disse Ferrari.

SPC diz que 48% dos brasileiros não têm controle orçamentário

As instituições de crédito ainda desejam incluir as concessionárias de energia elétrica. Além disso, pretende englobar as empresas de saneamento de água e as distribuidoras de gás no Cadastro Positivo.

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Lojistas em parceria com o SPC afirma que 48% dos brasileiros não sabem controlar o próprio orçamento em 2019. Desse valor, 21% tiveram o crédito negativado em novembro do mesmo ano.

O presidente da ANBC, Elias Sfeir, gostou da entrada das operadoras no Cadastro Positivo. De acordo com ele, a chegada dessas empresas facilita o acesso ao crédito. Além disso, melhora os contratos de quem paga as contas em dia.

O executivo da ANBC diz que:

“Quanto mais informações relevantes para avaliação de crédito, maior a possibilidade de que pessoas físicas e jurídicas, até então sem condição de serem avaliadas, sejam vistas e consideradas pelo mercado de crédito. Portanto, o recebimento dos dados dos clientes das operadoras de telecomunicações é uma medida positiva para os credores, os tomadores de crédito e para a economia.”

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imagem: ESB Professional / shutterstock.com