Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Oposição cobra pagamento de 13º do Bolsa Família; saiba mais

Descubra tudo sobre o 13º do Bolsa Família em 2024, incluindo quem tem direito ao abono que será pago em breve!

A expectativa pelo pagamento do 13º do Bolsa Família é grande entre os beneficiários que residem em Pernambuco. Iniciado em 2019, o abono do Bolsa Família é uma medida adotada pelo governo pernambucano para apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, garantindo um apoio financeiro extra.

No entanto, até o momento, não houve a divulgação das datas oficiais para o pagamento do abono em 2024. De acordo com a legislação do programa, criada pela lei nº 16.490, o cálculo do benefício tem um período de fechamento no último dia de janeiro de cada ano. Possibilitando os pagamentos logo após essa data, como ocorreu entre os anos de 2020 e 2022.

Oposição cobra explicações sobre atrasos

Assim, dúvidas e inseguranças quanto ao pagamento do 13º do Bolsa Família têm sido fonte de pressão política. Dessa forma, membros da oposição solicitaram esclarecimentos à governadora Raquel Lyra (PSDB) sobre o calendário de liberação do abono. Assim, enfatizando a importância desse pagamento para as famílias que dependem desse suporte financeiro.

À vista disso, Pernambuco conta com mais de 1 milhão de beneficiários do Bolsa Família que aguardam ansiosamente pelo pagamento do abono que deve ser no valor de R$ 150, cuja consulta ocorrerá por meio do app CAIXA Tem (disponível para Android e iOS) e pelo Portal Sefaz.

Imagem de um celular aberto com o aplicativo do Bolsa Família em cima de uma pilha de dinheiro.
Imagem: Adao / shutterstock.com

Quem tem direito ao 13º do Bolsa Família

Enfim, para ter direito ao 13º do Bolsa Família em Pernambuco, o beneficiário precisa estar inscrito no programa de transferência de renda e ter recebido pagamentos por pelo menos seis meses no ano anterior, isto é, em 2023. 

Veja também:

Saiba como agendar saque-aniversário do FGTS e receber R$ 2,9 mil

Por fim, vale lembrar que, no ano passado, o governo de Pernambuco pagou o abono do programa social em uma única parcela no mês de junho, seguindo o calendário oficial do Bolsa Família, que ocorre conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário titular.

Imagem: Adao / shutterstock.com