Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ovos estão ficando mais baratos por causa do calor? Saiba mais

Com as altas temperaturas que diversas regiões do país enfrentaram, os preços dos ovos despencaram em muitos lugares. Saiba mais!

Com o clima mais quente e a onda de calor que tomou conta de algumas regiões do Brasil, o preço dos ovos tem diminuído. Isso porque são alimentos extremamente perecíveis e, no calor, têm maiores chances de estragar.

Assim, para não perderem a produção e desperdiçarem os alimentos, muitos produtores têm oferecido o produto com descontos. No entanto, a baixa de preços é temporária e deve acabar assim que a onda de calor passar.

Saiba mais sobre o desconto dos ovos

Imagem de cartela de ovos
Imagem: Erika Varga / Pixabay.com

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo, a grande oferta, aliada ao calor excessivo, contribuiu para essa baixa dos preços. O período fez com que o preço médio das caixas tenha caído 30% em 4 meses.

Porém, nesta época do ano (fim do inverno e começo da primavera), o desconto em ovos é incomum, uma vez que essa movimentação é esperada apenas para a época do verão, a partir de dezembro, pelo mesmo motivo. No entanto, a situação deve voltar ao normal em outubro.

Sol tem forte impacto no produto

Segundo a analista de mercado pecuário do Cepea, Juliana Ferraz, as altas causam o chamado “estresse térmico” nas galinhas. Isso faz com que elas comam menos e assim, produzam menos ovos, principalmente em locais que não há climatização, como granjas de pequenos produtores.

Além de impactar o mercado, há também uma influência direto nos produtores. As temperaturas acima de 30 °C podem levar as galinhas à morte. Outros especialistas na área, como o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, garante que, mesmo com esse período, o mercado de ovos deve se estabilizar até o final do ano.

Veja também:

Penúltimo pagamento do Bolsa Família será feito hoje (28); veja se vai cair R$ 600 ou mais na sua conta

Segundo Santin, a procura pelo alimento é maior no final do ano e até o momento, não é possível confirmar se essa onda de calor mudará em algo o cenário do mercado, mas é um ponto de atenção para os próximos dias.

Imagem: Erika Varga / Pixabay.com