Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

PAC e Minha Casa Minha Vida: A Aposta do Governo Para Fazer o PIB Explodir!

O governo federal está otimista com relação ao Produto Interno Bruto (PIB) para 2024. Confira mais detalhes!

Em meio a desafios econômicos e políticos, o governo federal liderado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), está otimista com relação ao Produto Interno Bruto (PIB) para 2024. Assim, no último dia 31, a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda emitiu um comunicado em que prevê que o PIB avance em torno de 2,2% neste ano. 

Dessa forma, o crescimento do PIB, segundo a SPE, seria puxado, especialmente, pela retomada dos investimentos, pelas iniciativas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Veja mais detalhes!

Avanço do PIB

Ainda de acordo com o comunicado da SPE, o retorno do investimento nesses programas é de extrema importância para que o país volte a crescer. Além disso, a secretaria também destacou a implementação de um novo marco de garantias e os estímulos para realização de parcerias público-privadas.

No entanto, apesar do otimismo com o crescimento geral, o governo federal ressalta que a contribuição do setor agropecuário para o PIB, que geralmente é significativa, será menor este ano. Além disso, também haverá impactos menores de outros setores.

Bandeira do Brasil e blocos com a palavra PIB à frente
Imagem: rafastockbr/Shutterstock.com

Perspectiva de crescimento para o Brasil

À vista disso, em uma projeção semelhante, o Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou a previsão de crescimento do PIB brasileiro para 2024. 

De acordo com o relatório “World Economic Outlook” (“Perspectivas Econômicas Mundiais”), divulgado no último dia 30, a nova projeção do FMI indica um avanço de 1,7% para o Brasil em 2024. O que representa um aumento de 0,2 ponto percentual em relação à estimativa anterior de outubro de 2023. 

Veja também:

Cuidado para não cometer as 5 infrações de trânsito mais comuns durante o Carnaval!

Além disso, em 2025, a instituição prevê que o país terá crescimento de 1,9%. Assim, o aumento na previsão se deve à “demanda doméstica mais forte do que o esperado”. Além da queda da taxa de juros que recentemente passou de 12,75% para 12,25%.

Imagem: rafastockbr/Shutterstock.com