Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pagamento do 3º lote da restituição do Imposto de Renda acontece neste mês; veja data

A liberação da restituição do Imposto de Renda para os contribuintes continua neste mês de julho. Confira detalhes!

Os pagamentos referentes à restituição do Imposto de Renda (IR) seguem neste mês de julho. Desta vez, trata-se do 3º lote para os brasileiros que pagaram mais tributos do que o devido. Ao todo, a Receita Federal dividiu os depósitos em cinco lotes totais, que se encerram no mês de setembro. 

O prazo para envio da declaração foi encerrado no dia 31 de maio, mesmo dia da liberação do 1º lote. Milhões de contribuintes foram atendidos com base nos critérios prioritários determinados pelo Fisco. 

O segundo lote do IR contou com R$ 7,5 bilhões para viabilizar os pagamentos e foi efetuado no último dia 30 de junho. Como o habitual, as datas são fixadas no último dia útil de cada mês, e a possibilidade de consulta é aberta poucos dias antes. 

Próximos lotes da restituição do Imposto de Renda

Como o 1º e o 2º lote da restituição do Imposto de Renda já foram pagos, agora restam apenas três. Veja o cronograma abaixo:

  • 3º lote em 31 de julho;
  • 4º lote em 31 de agosto;
  • 5º lote em 29 de setembro. 

Como exposto acima, a consulta para saber se será contemplado no lote é liberada poucos dias antes da data de pagamento. Por isso, é preciso aguardar para saber mais informações a respeito.

Critérios para receber a restituição

Para definir a ordem de pagamentos do IR, a Receita Federal adota uma lista de critérios prioritários. Neste ano, foram incluídos os brasileiros que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber o valor via Pix. Confira a seguir:

  • Idosos com 80 anos ou mais;
  • Idosos com 60 anos ou mais;
  • Contribuintes com deficiência ou moléstia grave;
  • Pessoas que possuem o magistério como maior fonte de renda;
  • Aqueles que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber via Pix.

Os demais contribuintes passam a receber assim que a lista for esgotada. Até setembro, todos os brasileiros com direito à restituição do Imposto de Renda já terão sido contemplados com os depósitos pelo Fisco.

Imagem:  Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com