Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pagamento do Bolsa Família: confira que dia vai receber este mês

Confira as datas de pagamento do Bolsa Família em maio de 2024 e as regras para garantir o repasse do seu benefício

O calendário de pagamento do Bolsa Família para o mês de maio de 2024 foi divulgado pelo Governo Federal. Assim, o benefício, que atende milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social, terá os pagamentos liberados de forma escalonada, entre os dias 17 e 31 de maio, de acordo com o número final do NIS (Número de Identificação Social) do beneficiário.

Dessa forma, o valor do Bolsa Família pode variar de acordo com a composição familiar e a idade dos membros. No entanto, para receber o benefício é preciso estar em dia com as condicionalidades do programa e estar com os dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) atualizados.

Veja também:

Quanto tempo demora para uma dívida na Receita Federal caducar?

Condicionalidades

Em síntese, as condicionalidades do Bolsa Família funcionam como uma espécie de contrapartida. Assim, para receber os repasses do programa social é preciso cumprir periodicamente as condicionalidades do governo federal, sendo elas:

Educação

  • Crianças de até 6 anos incompletos: frequência escolar mínima de 60%;
  • Crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos incompletos, que não tenham concluído a educação básica: frequência escolar mínima de 75%.

Saúde

  • Gestantes: realizar acompanhamento pré-natal;
  • Crianças menores de 7 anos: fazer o acompanhamento nutricional (peso e altura);
  • Toda família: cumprir o calendário nacional de vacinação.
Uma mão segurando um celular com o aplicativo do Bolsa Família aberto. Ao fundo, a tela de um computador com o site do programa aberto.
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

Calendário Bolsa Família – maio

Por fim, confira o cronograma de pagamentos do Bolsa Família no mês de maio. Vale lembrar que os repasses ocorrem na conta poupança social digital da Caixa Econômica Federal e podem ser movimentados através do aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS).

Último dígito do NISData do Pagamento
117 de maio
220 de maio
321 de maio
422 de maio
523 de maio
624 de maio
727 de maio
828 de maio
929 de maio
031 de maio
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com