Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pagamento do Bolsa Família é ANTECIPADO no Rio Grande do Sul

Saiba mais sobre a antecipação do pagamento do Bolsa Família no estado do Rio Grande do Sul e seus impactos para os beneficiários!

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou recentemente a antecipação do repasse do Bolsa Família aos beneficiários que residem no Rio Grande do Sul.

Esse pagamento, portanto, ocorrerá aos moradores das cidades atingidas afetadas pelos severos temporais no Estado, facilitando o acesso aos recursos para as famílias em situação de urgência. Continue a leitura!

MDS antecipa pagamento do Bolsa Família no Rio Grande do Sul

Mão com esmalte preto segurando celular com logo do Bolsa Família na tela
Imagem: Rafapress / shutterstock.com

De acordo com o MDS, a partir do dia 17 de maio, todos os beneficiários impactados poderão sacar seu auxílio no início do calendário de pagamentos. Assim, isso independe do Número de Identificação Social (NIS).

Para aqueles que perderam documentos ou cartões do Bolsa Família durante as enchentes, haverá a disponibilização de uma Declaração Especial de Pagamento. Essa declaração pode ser emitida pelas prefeituras, permitindo o saque do benefício sem a necessidade de apresentação dos documentos habituais.

Além disso, a administração federal decidiu prorrogar os prazos para atualização cadastral dos afetados no Rio Grande do Sul. Logo, a medida visa garantir que ninguém se prejudique por não conseguir realizar esse procedimento a tempo.

Veja também:

Caixa libera saque de R$ 2,9 mil; veja se você pode receber

Quais são os próximos passos do Governo Estadual e Federal?

Além da antecipação do pagamento do Bolsa Família, o governo do Estado do Rio Grande do Sul solicitou recursos adicionais para auxiliar os afetados. Em coordenação com o governo estadual, o MDS está discutindo formas de ampliar a assistência. Logo, a iniciativa incluirá a distribuição de cestas básicas e outras formas de apoio direto às comunidades mais vulneráveis. Entre outras ações:

  1. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou a região e prometeu uma resposta robusta do governo federal para apoiar os afetados;
  2. Os especialistas alertam para o risco de aumento do nível do rio Taquari após o rompimento parcial de uma barragem, o que pode afetar ainda mais municípios;
  3. A população deve se manter alerta e seguir as recomendações da Defesa Civil, especialmente em áreas de risco iminente de mais inundações.

Imagem: Rafapress / shutterstock.com