Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pagamento por aproximação é realmente seguro? Confira dicas para se proteger

Mesmo sendo um dos meios de transação que mais crescem, muitas pessoas têm dúvidas sobre a segurança do pagamento pro aproximação. Entenda!

Conforme dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs), o pagamento por aproximação é um dos meios de transação que mais cresce entre os consumidores brasileiros, especialmente após a pandemia da Covid-19.

Simultaneamente, a facilidade e rapidez dessa forma jogam ‘a favor’ da sua popularidade. Todavia, ainda que sua utilização tenha crescido, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o quesito segurança.

Assim, é útil compreender se o pagamento por aproximação é, para o consumidor, uma ferramenta realmente confiável. Ademais, será abordada algumas dicas que podem ajudar o usuário a usá-la de modo mais seguro.

É seguro o pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação é seguro tanto realizado pelo cartão, quanto pelo celular, afinal ambos utilizam a tecnologia NFC para realizar a transferência.

Desse modo, o principal cuidado que os consumidores devem ter é em relação à possibilidade do criminoso passar a máquina de cartão sem a vítima perceber. Ele faz isso apenas encostando o aparelho no bolso da vítima. Assim, a transação é realizada sem que o indivíduo sequer note. No entanto, existem algumas dicas que podem deixar sua utilização mais segura.

Dicas de segurança

Como apontado, o pagamento por aproximação é um recurso seguro, porém, não é à prova de falhas. Nesse sentido, existe uma série de práticas que as pessoas podem empregar para trazer mais segurança no uso da ferramenta. Veja:

  • Conferir o valor que aparece na tela da maquininha antes de confirmar a transação;
  • Ativar notificação de transferência no aplicativo do banco referente ao cartão;
  • Acompanhar extrato de transação com determinada frequência;
  • Fique atento à distância entre a máquina e o cartão.

Por fim, mas não menos relevante, há sempre a possibilidade de limitar o valor permitido para o pagamento por aproximação ou, até mesmo, desabilitar o recurso.

Imagem: Alessandro Pintus / shutterstock.com