Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central vai lançar pagamentos instantâneos em 2020 para substituir TED e DOC

0

O Banco Central anunciou que vai lançar em novembro de 2020 um sistema de pagamentos instantâneos. Com isso, o objetivo é substituir, gradativamente, o uso de ferramentas como Transferência Eletrônica Disponível (TED) e Documento de Ordem de Crédito (DOC), que a compensação é mais lenta e com altos custos.

É provável que você também goste:

Falha no iOS 13 do iPhone expõe dados de cartão de crédito dos usuários.

Vai viajar para o exterior? Como lidar com a alta do dólar em 2019?

Seja membro

Nubank anuncia recarga de celular na NuConta, cada vez mais completa!

Banco Central lançará pagamentos instantâneos em 2020 para substituir TED e DOC

Para isso há possibilidade de ser criado um nome de usuário para cada pessoa, que pode ser um login ou o próprio número de CPF do cliente. Ou seja, acaba com a exigência do consumidor ter que inserir, a cada transferência realizada, dados como nome completo, CPF, número de banco e de agência.

Além disso, outra possibilidade do sistema de pagamentos é a substituição de cartões de crédito. A compra seria realizada por leitura de QR Code pelos celular, o que segue a tendência mundial. A autorização poderá ser feita por identificação biométrica, com leitura da digital dos dedos ou por uma selfie. Quando o sistema reconhecer que a operação é legítima, o dinheiro será enviado em poucos segundos ao vendedor ou prestador do serviço.

Blockchain

A plataforma deverá funcionar baseada no blockchain, que é uma ferramenta utilizada no universo das criptomoedas. Ela está sendo, aos poucos, levadas para as instituições financeiras.

Segundo o BC, o desenvolvimento da base de dados deverá custar aproximadamente R$ 4,3 milhões, enquando a manutenção está estimada em R$ 1,2 milhão ao ano. Em abril deste ano, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que a implantação de um ecossistema de pagamentos instantâneos estava próxima de ocorrer.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.