Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Paguei a dívida, mas meu nome continua sujo; e agora?

Se quitou sua dívida e seu nome permanece nos registros de proteção ao crédito, você precisa tomar algumas medidas. Saiba aqui!

A negativação do nome em órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa, é uma situação comum enfrentada por muitos brasileiros. Apesar de ter quitado sua dívida, seu nome ainda aparece na lista de devedores? Essa situação gera muitas dúvidas e aqui esclarecemos quais são as possíveis soluções.

Quando quita-se uma dívida, o consumidor espera que seu nome saia da lista de inadimplentes o mais rápido possível. No entanto, isso nem sempre acontece de imediato. Entenda os motivos dessa demora e como proceder.

Nome continua em registros após pagamento: veja por quê

De forma geral, as empresas credoras têm até cinco dias úteis para solicitar a retirada do nome do consumidor da lista de devedores após o pagamento da dívida. Esse prazo pode variar ligeiramente devido ao tempo de compensação bancária. Ou seja, tudo depende de como e quando o pagamento ocorreu.

Se o devedor optou por quitar o débito por meio de boleto bancário, por exemplo, é necessário esperar a confirmação do pagamento para que comece a contar o prazo de cinco dias úteis.

Entretanto, caso este período passe e a situação permaneça, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa com a qual tinha a dívida. Informe sobre o pagamento e solicite a regularização de seu CPF. Em caso de dificuldades, é possível registrar uma reclamação no Procon. Este órgão irá verificar onde ocorreu o erro no processo.

Existe risco de não notificarem a empresa sobre a quitação da dívida?

A empresa tem a obrigação de comunicar ao serviço de proteção ao crédito sobre a quitação da dívida. Caso isso não aconteça, será aplicada uma multa à empresa. Da mesma forma, se for o órgão de proteção que não retirar o nome da lista de devedores, ele será multado pelo erro. Portanto, é importante estar atento a todos os passos do processo.

Por fim, devemos destacar que, caso tenha mais de uma dívida com diferentes empresas, será necessário quitar todas para que o seu nome seja limpo na Serasa.

Imagem: fizkes / shutterstock.com