Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

“Pai do Pix” fala sobre nova modalidade da ferramenta

Carlos Eduardo Brandt, considerado o principal responsável pela implantação do Pix no Brasil, deu detalhes sobre a ferramenta. Confira!

Nesta terça-feira (24), durante o painel “Regulação: burocracia ou indução de boa prática? Como o movimento regulatório pode potencializar negócios e fomentar o mercado empreendedor”, do Score Summit 2023, Carlos Eduardo Brandt, considerado o principal responsável pela implantação do Pix no Brasil, deu detalhes sobre a ferramenta.

De acordo com Brandt, a nova modalidade de Pix automático será lançada em 2024, e irá trazer um grande número de transações adicionais para o ecossistema. Ele afirma que agregará “ainda mais mecanismos de segurança” para que a ferramenta de pagamento seja ainda mais conveniente para pessoas e empresas, “mas de forma segura”. Veja mais detalhes!

Como irá funcionar a nova modalidade do Pix?

Segundo o Banco Central, o Pix Automático permite pagamentos recorrentes de forma automática, desde que o usuário autorize previamente. Assim, a autoridade monetária está se baseando em três pilares: segurança, praticidade para usuários (pagadores e recebedores) e flexibilidade. O objetivo é possibilitar o uso do Pix em diferentes modelos de negócios, seja digital ou físico.

Celular com a logo do PIX na tela por cima de notas de Real
Imagem: Etalbr/shutterstock.com

Portanto, a ferramenta irá aumentar as alternativas disponíveis para que as empresas recebam seus pagamentos recorrentes. Atualmente, o débito automático cumpre essa função, mas com complexidade operacional e custos elevados, o que dificulta o acesso à funcionalidade.

Inclusão financeira

No painel do Score Summit 2023, que também contou com a participação José Angelo Mazzillo Junior, assessor especial do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Belline Santana, chefe do Departamento de Supervisão Bancária do Banco Central do Brasil, e Fábio Lacerda Carneiro, sócio da KPMG Brasil, também se discutiu acerca da expansão da ferramenta.

Veja também:

Ex-jogador de grande time brasileiro é condenado por tráfico internacional de drogas; saiba mais

O grande número de usuários do Pix também significa que mais pessoas têm um relacionamento com uma gestão de pagamento ou com uma gestão financeira e, por isso, estão incluídas no sistema financeiro nacional. Dessa forma, é preciso haver uma regulação efetiva do setor, para garantir a segurança dos usuários ao acessarem os produtos financeiros.

Imagem: Alexandre Tavares Silva / shutterstock.com