Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Países latino-americanos fecham acordo para combater a inflação; entenda

Novo plano para reduzir a inflação deve contar com o apoio de mais de 10 países latino-americanos. Saiba mais!

Na última semana, os líderes de 11 países latino-americanos fecharam um acordo para reduzir a inflação. O intuito é facilitar o intercâmbio de produtos e bens entre as nações. A reunião foi realizada de forma virtual e foi convocada pelo presidente Andrés Manuel López Obrador, do México.

De acordo com o líder mexicano, o objejitvo é a remoção de obstáculos, sejam tarifas ou medidas sanitárias de cada um dos países, para que os produtos possam chegar a um preço melhor para todos.

Para cumprir a medida, foi acordada a criação de um grupo de trabalho composto por representantes de cada uma das nações envolvidas no plano. Os países são: Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Honduras, Venezuela e São Vicente e Granadinas. 

Plano de combate à inflação 

O plano de ação será desenvolvido pelo grupo de trabalho para implementar as medidas em um prazo “razoável”. A proposta deve facilitar o comércio para assegurar a segurança alimentar e nutricional. Para isso, devem ser estudadas a transferência de tecnologias e cooperação em capacitação.

Também serão analisadas melhores formas de logística para atuar em conjunto com a redução dos obstáculos e combinar as regulamentações sanitárias de cada uma das nações. 

Assim sendo, os principais pontos a serem debatidos pelo grupo de trabalho são:

  • Agilidade no trânsito de produtos por portos e fronteiras;
  • Intercâmbio de máquinas e tecnologias;
  • Promoção do acesso ao crédito;
  • Ampliação do financiamento multilateral de projetos agrícolas, infraestrutura agroindustrial e de transportes. 

Inflação na América Latina 

No último ano, o Brasil enfrentou uma escalada significativa na inflação e chegou a alcançar a casa dos dois dígitos no acumulado de 12 meses. Agora, o cenário está ameno em decorrência das políticas monetárias e das medidas adotadas pelo governo. Hoje, a taxa inflacionária brasileira está em 5,60% ao ano.

Em contrapartida, a economia da Argentina passa por um período de crise com uma inflação que chegou a marca de 102,5% nos últimos 12 meses, com um avanço mensal de 6,6% no último mês de fevereiro. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística e Censos (INDEC). 

Nesse sentido, as demais nações latino-americanas se unem para um plano de cooperação para enfrentamento do aumento dos preços em todas as regiões.

Imagem: Reprodução/Freepik