Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Papa Francisco recebe salário da Igreja Católica?

Como funcionam as finanças do Papa? Ele recebe um salário da Igreja para atuar como uma figura Católica? Entenda.

Ser Papa é um grande privilégio do ponto de vista católico. O pontífice representa uma responsabilidade ligada ao modelo de líder da fé. Há alguns anos, houve rumores de que o Papa ganhava um bom salário, mas não é verdade.

Não há remuneração alguma para o posto e o próprio Jornal conceituado americano The New York Times confirmou isso. Ele afirmou que Joaquín Navarro-Valls, representante do Vaticano, deixou claro que nunca houve salário algum.

O Vaticano arca, sim, com todas as despesas do Papa, incluindo sua moradia e viagens, mas não o remunera diretamente. Isso pois o símbolo deste “cargo” é a simplicidade e humildade e os Papas seguem isso à risca.

O que é ser um Papa?

Como Papa, espera-se um líder modelo da fé católica que forneça orientação espiritual ao mundo, além de demonstrar sabedoria, justiça e caridade. Há muita responsabilidade envolvida, pois o pontífice pode influenciar milhões de pessoas. Assim, é considerado um dever responder às necessidades do mundo com compaixão e caridade.

Quer um exemplo? O Papa Francisco não recebe remuneração própria, ao invés disso, ele decide como uma boa quantia de dinheiro deve ser utilizada para ajudar os necessitados.

O líder pode doar dinheiro?

O Papa Francisco fez um voto de pobreza em sua vida, mas seu cargo libera acesso a um fundo de caridade bem exorbitante. O que ele faz com ele? Usa para os mais necessitados!

De acordo com o Crux (meio de comunicação voltado a assuntos católicos), um total de US$ 500.000 saiu do fundo “Peter’s Pence”, para o qual os católicos contribuem em prol de causas gerais ou específicas voltadas à caridade, para auxiliar a vida de 75.000 pessoas no México.

Incrível, né? E essa não é uma doação esporádica! O atual Papa a faz regularmente, principalmente em casos especificos, como desastres naturais.

Nesse sentido, até mesmo os brasileiros já foram agraciados com as doações, na época do desastre das chuvas em Pernambuco. Na época, o religioso distribuiu mais de 150 mil reais para ajudar as famílias vítimas de fatalidades.

Imagem: PIXEL2020 / Shutterstock