Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba para que serve a bandeira de um cartão de crédito

A bandeira faz a transação e define em quais lugares o seu cartão vai ser aceito ou não.

0

O uso do cartão de crédito no dia a dia é algo extremamente comum na atualidade. Por meio dele, você tem mais segurança, já que não precisa andar com dinheiro físico por onde for. Além disso, se necessário você pode bloquear o mesmo, em caso de alguma emergência. Por conta dessa praticidade, hoje ele é como um item básico na sua carteira. Recentemente, explicamos aqui o que significavam os números do plástico. Agora, vamos te explicar abaixo para que serve a bandeira de um cartão de crédito. Confira a seguir.

Saiba para que serve a bandeira de um cartão de crédito

A bandeira do cartão é uma empresa que opera como mediadora da operação entre o local em que você compra e sua instituição financeira. Ou seja, ela faz a transação e define em quais lugares o seu cartão vai ser aceito ou não.

Assim, quando você vai a uma loja, por exemplo, no caixa está o adesivo das empresas de bandeira de cartão que são aceitas. Por isso, é importante que o vendedor tenha uma maquininha que aceite várias bandeiras, para que a compra possa ser feita com os mais diversos cartões. 

Seja membro

Dessa forma, é fundamental citar que há uma diferença entre a instituição financeira e a empresa da bandeira. Apesar das duas serem parte importante para que você realize as suas compras no cartão, elas têm funções diferentes. 

Como dito acima, as bandeiras do cartão são mediadoras. Ou seja, elas são responsáveis pelas transações e fazem a comunicação entre o vendedor e a instituição financeira do cartão. Assim, ela transfere os dados necessários, checa o limite de crédito e valida a sua compra no estabelecimento. 

Por outro lado, as operadoras de cartão são responsáveis pela emissão dos cartões e gerenciam as operações. Ou seja, elas fazem a análise do perfil de consumo e definem as taxas de manutenção. Além disso, elas credenciam os estabelecimentos e, assim, distribuem as maquininhas de cartão. Por fim, quando há uma dívida, elas entram em contato com o cliente e fazem a negociação. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Dean Drobot / Shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.