Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Passe livre em ônibus já pode ser resgatado; veja como pedir

Foi liberado, para as pessoas elegíveis, a solicitação do passe livre nos ônibus; para solicitar é bastante simples. Veja mais a seguir!

Foi liberado para as pessoas elegíveis a solicitação do passe livre para ônibus. Para pedir o seu, é bastante simples. Para os alunos e professores que se enquadram na categoria de resgate do benefício, já é possível realizar a requisição do benefício.

O passe livre ou meia tarifa para ônibus intermunicipais metropolitanos, trólebus e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) já estão disponíveis para o segundo semestre de 2023.

Os benefícios gerenciados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) de São Paulo têm liberação com a aprovação dos documentos do cidadão. Portanto, com a documentação e com o trajeto analisados, o benefício do passe livre é concedido através do cartão TOP. Acompanhe conosco as dicas de como realizar a consulta para aprovação do cartão e como fazer a solicitação.

Como solicitar o cartão TOP

Primeiramente, para que o benefício do passe livre conceda-se ao aluno ou professor, devem estar registrados previamente pela instituição de ensino. Dessa forma, com o registro em mãos, o solicitante pode realizar o acesso no site da EMTU.

No portal, o aluno ou professor deve entrar na opção do passe escolar e realizar o preenchimento e envio das documentações solicitadas. Portanto, com esse processo finalizado, o solicitante deve fazer o pagamento do boleto gerado no valor de R$ 23,45.

Dessa maneira, a documentação passa por avaliação e o trajeto indicado passa por análise dos responsáveis na liberação do passe livre. Sendo assim, com a documentação aprovada, já é possível realizar a solicitação do seu cartão TOP através do aplicativo para Android ou iOS.

Solicitação para retirada do passe livre

Aos que desejam realizar a retirada do cartão TOP, existe a opção de retirada em unidade presencial específica ou solicitação para entrega em domicílio. Desse modo, é aguarda-se como cada uma das modalidades funciona.

Para obter o cartão do passe livre de maneira presencial, é necessário realizar o agendamento de retirada em uma unidade física, veja os locais aqui. Então, com o processo realizado, basta comparecer no local selecionado portando os documentos pessoais e fazer o resgate do seu passe.

Ademais, o cliente também pode solicitar o passe livre através do aplicativo. Assim, é possível receber o cartão TOP em casa. Contudo, para que o mesmo possa ser enviado à sua residência, será necessário o pagamento da taxa de entrega de R$ 22,30.

Imagem: Alf Ribeiro/Shutterstock