Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

PEC de Transição deve ser votada finalmente nesta terça-feira (20)

Após intensa negociação, PEC de Transição está prevista para ser votada nesta terça-feira no plenário da Câmara. Saiba mais!

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de Transição está prevista para ser votada nesta terça-feira (20) na Câmara dos Deputados. O texto é uma forma de viabilizar as promessas de campanha do presidente eleito Lula no próximo ano. 

A medida foi aprovada pelo Senado Federal no dia 7 de dezembro. Para entrar em vigor, contudo, precisa da aprovação entre os deputados. A discussão era para ter acontecido na última semana, mas sem consenso, foi adiada.

De acordo com Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, a análise da proposta deve ser realizada durante a manhã e a tarde desta terça. 

PEC de Transição no Senado Federal 

A decisão do Senado foi anunciada no dia 7 de dezembro, com placar de 64 votos favoráveis contra 16 contrários no primeiro turno e 64 a 13 no segundo turno. O embate se deu principalmente entre o tempo determinado pelo texto. Alguns defendiam a manutenção dos dois anos, enquanto outros solicitavam uma diminuição. 

Após aprovação, a PEC seguiu para a Câmara dos Deputados e, desde então, aguarda a decisão dos parlamentares. 

PEC de Transição na Câmara dos Deputados 

O texto, que estava previsto para ser votado na semana passada, deve ser discutido no plenário da Câmara agora na terça-feira. 

Lira afirmou que a proposta passou por intensa discussão entre os parlamentares para que se consiga o número necessário para a aprovação. São necessários 308 votos (de 513) favoráveis para que a medida consiga um parecer favorável na Câmara. 

PEC de Transição 

A PEC de Transição foi desenvolvida pela equipe do governo Lula para viabilizar o pagamento do Bolsa Família de R$ 600 com adicional de R$ 150, além de outras propostas de campanha, como o reajuste com ganho real do salário mínimo e a destinação de recursos para áreas da saúde e educação. 

Imagem: Diego Grandi / Shutterstock.com