Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pedidos de recuperação judicial têm alta surpreendente em janeiro

Em janeiro, a quantidade de pedidos de recuperação judicial apresentou uma alta de 62%. Veja mais detalhes!

De acordo com dados de um estudo recente da Serasa Experian, em janeiro, a quantidade de pedidos de recuperação judicial apresentou uma alta de 62%, totalizando 149 solicitações apenas no primeiro mês do ano. Assim, o levantamento mostra uma alta expressiva em comparação ao mesmo período do ano passado.

Responsável pelo maior mercado de trabalho do país, o setor de serviços vem sendo fortemente impactado pela crise econômica. Sendo que, uma pesquisa Cemec-Fipe, realizada entre outubro e novembro de 2023 já apontava para um aumento de 182% nos pedidos de recuperação judicial, evidenciando uma tendência de crescimento para 2024.

Pedidos de recuperação judicial

De acordo com o estudo da Serasa, a grande maioria dos pedidos de recuperação judicial (66%) é de micro e pequenas empresas, totalizando 99 solicitações. Por sua vez, as empresas de médio e grande porte representam 21,5% e 6% dos casos, com 32 e 9 requisições, respectivamente.

Assim, segundo a pesquisa da Cemec-Fipe, o crescente endividamento registrado entre 2020 e 2021, se mostrou um obstáculo para a recuperação das empresas. Além disso, a situação é ainda mais grave quando consideramos o recorde de inadimplência registrado no último ano, que chegou a negativar 6,6 milhões de CNPJs.

Imagem de um martelo de juiz com diversos livros ao lado, na parte superior está escrito "Recuperação judicial"
Imagem: Zolnierek / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Recuperação é possível

Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, aponta que, embora a queda da inflação e corte de juros possam sinalizar um cenário de melhoria na economia do país, a resposta no setor de recuperação judicial é mais lenta. Fato que é agravado pelo atual patamar da taxa Selic, considerada alta pelos especialistas consultados.

Veja também:

Projeção para o dólar em 2024: vai valer a pena viajar?

No entanto, os pedidos de falência tiveram uma ligeira queda em janeiro, passando de 72 registros em 2023 para 69 neste ano. Enquanto isso, na comparação mensal, houve um aumento de 43,8% apenas em dezembro do último ano.

Imagem: Zolnierek / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital