Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pelo segundo ano consecutivo, Pix é o principal meio de pagamento do brasileiro

PIX supera cartões e boletos e se torna o método mais usado no Brasil em 2023. Saiba mais.

O PIX, método de pagamento instantâneo brasileiro, consolidou-se como a forma mais popular de transações financeiras no Brasil em 2023, com quase 42 bilhões de operações – superando opções tradicionais como cartões de crédito, débito, boletos, TEDs, DOCs e cheques.

O total dessas alternativas atingiu aproximadamente 39,4 bilhões de transações. De acordo com estimativas da Febraban, o PIX somente não superou o total de valores movimentados via TED, que acumulou R$ 40,6 trilhões.

O PIX e seu crescimento

Imagem: Alexandre Tavares Silva / shutterstock.com

Desde seu lançamento em 16 de novembro de 2020, o sistema PIX passou a conquistar espaço rapidamente na preferência dos brasileiros. Já em seu primeiro mês de funcionamento, ultrapassou as transações realizadas via DOC.

Em janeiro de 2021, as operações de pagamento instantâneo superaram as de TED, passando as transações com boletos em março daquele mesmo ano. No mês seguinte, o número de transações no PIX já era maior que a soma de todas essas modalidades juntas.

Alternativas ao PIX

Apesar do crescimento acelerado e da popularidade, a pesquisa também apontou que outros meios de pagamento continuam sendo utilizados pelos brasileiros. Após o PIX, as alternativas mais utilizadas foram:

  • Cartão de crédito, com 17,8 bilhões de transações;
  • Cartão de débito, com 16,3 bilhões de operações;
  • Boleto, com 4,2 bilhões de pagamentos;
  • TED, com 892 milhões de transações.

Com a recente modificação anunciada pela Febraban, parte da liquidação interbancária de boletos será feita no mesmo dia do pagamento a partir de 15 de março, o que pode reavivar a preferência por esse meio.

Os motivos para a popularidade do PIX

Segundo especialistas, o sucesso do PIX deve-se especialmente à sua praticidade, rapidez e ampla disponibilidade. Essas características, aliadas à crescente digitalização dos serviços bancários e dos comércios, têm impulsionado o uso do serviço entre consumidores e empresas.

O PIX também tem sido uma importante ferramenta para a inclusão bancária de um público anteriormente à margem do sistema financeiro tradicional, ampliando assim o universo de usuários potenciais.

Veja também:

Bilionário diz que preço do bitcoin pode subir até o infinito, confira

Além disso, a gratuidade para pessoas físicas torna o PIX uma alternativa especialmente atraente para pequenas transações. As empresas, por sua vez, valorizam a sua rapidez, que possibilita o uso do dinheiro imediatamente após a transação.

Imagem: Alexandre Tavares Silva / shutterstock.com