Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pensando em investir? Entenda o que é liquidez diária

A liquidez diária é um conceito fundamental para as pessoas que desejam começar a investir. Saiba mais sobre o tema!

Tem crescido, no Brasil, o número de pessoas interessadas em investir suas economias para obter algum retorno financeiro. A popularização dos serviços de investimento, somada a informação acessível e educação financeira, tem permitido que cada vez mais quem deseja guardar dinheiro tenha diversas opções. Dentro deste panorama, o conceito de liquidez diária torna-se cada vez mais importante.

Por definição, a liquidez diária é a capacidade de um ativo financeiro, como investimentos ou contas de poupança,  coverter-se em dinheiro de forma rápida e imediata. Ou seja, normalmente no mesmo da solicitação. 

Sendo assim, esta característica garante ao investidor a possibilidade de ter acesso a seu dinheiro sem demoras, evitando esperas prolongadas ou penalidades. Em termos práticos, a liquidez diária é um elemento chave de flexibilidade para quem busca adaptar-se às possíveis contingências financeiras.

Benefícios dos investimentos com liquidez diária

Investimentos com liquidez diária oferecem vários benefícios, com destaque para o acesso imediato ao dinheiro em situações emergenciais. Além disso, essa facilidade de acesso permite que o investidor possa modificar sua estratégia financeira conforme as condições de mercado se alteram.

Nesse sentido, existem variados investimentos no mercado que possuem liquidez diária. Entre os quais se destacam a poupança, o certificado de Tesouro Selic e os CDBs (Certificados de Depósitos Bancários). Desses, o CDB tem demonstrado potencial para oferecer taxas de retorno mais atraentes comparadas a poupança e Tesouro Selic.

liquidez
imagem: TH2I Shutter Rich / shutterstock.com

Como o CDB funciona?

Os CDBs com liquidez diária são uma opção interessante de investimento. Quando se investe nesta modalidade, está emprestando dinheiro ao banco emissor que, em troca, paga juros sobre o valor da aplicação. 

Veja também:

Idosos possuem direito a estes 7 benefícios e muitos nem sabem; veja quais são

Desta forma, a liquidez diária permite que seja possível resgatar o valor a qualquer momento, não tendo que se preocupar com um prazo de vencimento pré-estabelecido. Vale lembrar que os rendimentos provenientes de um CDB estão sujeitos à tributação de Imposto de Renda (IR), seguindo uma tabela regressiva, com o passar do tempo, a alíquota de IR a ser paga diminui.

imagem: TH2I Shutter Rich / shutterstock.com