Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pente-fino do Bolsa Família: devo me adiantar e procurar o CRAS?

O Governo Federal está fazendo um pente-fino nos cadastros do Bolsa Família. Saiba o que os beneficiários precisam fazer.

Durante a campanha eleitoral, o presidente Lula prometeu o retorno do Bolsa Família, programa social de transferência de renda criado durante seu primeiro mandato. A expectativa é que ele comece em março, como substituto do Auxílio Brasil. 

Atualmente, mais de 21 milhões de famílias recebem repasses do programa social. Entretanto, há vários indícios de irregularidades nos cadastros, assim, muitas pessoas podem estar recebendo o benefício sem cumprir as exigências estabelecidas. 

Portanto, o governo vai promover um pente-fino no Bolsa Família para identificar quem está recebendo de forma irregular. Dessa forma, pessoas que não seguem as regras terão os repasses suspensos. 

Como será o pente-fino do Bolsa Família?

De acordo com informações do governo, o pente-fino já identificou milhões de beneficiários irregulares. Nesse caso, eles serão convocados a comparecer no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para atualizar as suas informações. 

As convocações devem começar no mês de março e continuarão até o final do ano. Com isso, o governo espera identificar quem deve ser cortado do programa e abrir espaço para famílias que têm o direito de receber o benefício, mas não conseguem.

Quem recebe o Bolsa Família não precisa se preocupar, já que os pagamentos continuarão a ser feitos normalmente. Apenas os casos com irregularidades comprovadas terão o dinheiro cortado pelo governo. 

Da mesma forma, não é necessário procurar o CRAS como uma forma de evitar o pente-fino. A recomendação é que os beneficiários que estão com o CadÚnico desatualizado há mais de 2 anos ou que tiveram alguma mudança nos dados (endereço, nascimento etc.) procurem o CRAS. 

As demais famílias atendidas pelo Bolsa Família devem aguardar a convocação do governo ou das prefeituras para comparecer ao Centro de Referência.

E o pagamento?

O pagamento do Bolsa Família não sofrerá nenhuma alteração em relação ao Auxílio Brasil e à realização do pente-fino. O saque poderá ser feito através do aplicativo Caixa Tem, nas agências da Caixa Econômica e Loterias.

O calendário também será o mesmo. Os repasses continuarão nos últimos dias do mês e seguirão o último dígito do Número de Inscrição Social (NIS).

Imagem: rafapress / shutterstock.com