Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pente-fino do INSS inicia em agosto! Saiba qual o grupo de segurados

0

Pensar em pente-fino do INSS sempre gera dor de cabeça e preocupação aos segurados. Nessa ação, o instituto revisa os benefícios, e por vezes, acaba suspendendo o pagamento do benefício. Apesar de ser uma situação complicada, é necessário lidar com o pente-fino, e sempre que necessário, comparecer à perícia médica do INSS. A partir de semana que vem, em agosto, o instituto inicia uma nova avaliação: descubra abaixo para quem!

Pente-fino do INSS inicia em agosto! Saiba qual o grupo de segurados

Em suma, no mês de agosto, o novo pente-fino do INSS se direciona ao grupo de beneficiários que ganham o auxílio-doença. Dessa forma, é necessário estar atento às informações do seu benefício, para assim, evitar qualquer tipo de suspensão ou bloqueio.

O aviso do INSS sobre a revisão do benefício pode ser recebido de 4 formas diferentes: notificação no caixa eletrônico do banco onde você recebe o benefício. Ou ainda, através do portal Meu INSS (Android | iOS | Website), por SMS ou por correspondência – via carta simples. Ao total, cerca de 170 mil segurados vão passar pela revisão. 

De acordo com a Secretária de Previdência do Ministério da Economia, as correspondências começaram a ser enviadas na 2ª semana de julho. Ou seja, muitos beneficiários vão começar a ganhar a notificação. Dessa forma, é necessário estar atento ao endereço, pois em caso de mudança, você pode não receber o comunicado. E o que acontece se você não comparecer na perícia médica? O seu benefício pode ser suspenso.

Recebi o comunicado e agora?

Após receber a mensagem do pente-fino, o segurado tem um prazo de 30 dias para agendar a sua perícia médica. Entretanto, se você é um trabalhador rural, agricultor familiar ou segurado especial, tem até 60 dias para fazer a sua defesa. O agendamento da perícia é feito através da plataforma Meu INSS, ou ainda, pela central telefônica 135. Para saber como fazer esse procedimento, basta acessar a nossa matéria sobre isso, clicando aqui.

Além disso, no dia da perícia, é necessário comparecer com toda a documentação de identificação pessoal. Também é preciso levar a documentação que comprove o direito ao benefício, tais como o atestado médico, os laudos, os exames, dentre outros.

Em suma, é importante lembrar que o maior risco do segurado, é não receber o aviso do pente-fino e ter o benefício bloqueado. Por isso, o recomendado é sempre acessar a plataforma Meu INSS e verificar se os dados estão atualizados, e se não há nenhum aviso. 

Por fim, após a conclusão da perícia, o resultado fica disponível na plataforma Meu INSS, às 21h do dia em que foi feito o exame. O resultado vai estar disponível na opção “Laudos Médicos”.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem:

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.