Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo pode perdoar empréstimos de pequenas empresas

Na última quinta-feira, 25 de junho, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governo federal estuda a possibilidade de perdoar empréstimos de pequenas empresas feitos durante a pandemia do coronavírus. De acordo com Guedes, o “perdão” do empréstimo seria oferecido para as empresas que mantiverem o pagamento dos impostos em dia no próximo ano. A declaração do ministro foi concedida ao lado do presidente Jair Bolsonaro, durante transmissão ao vivo nas redes sociais.

É provável que você também goste:

INSS vai estender pagamento de um salário mínimo por 3 meses para auxílio e BPC

Nubank estuda lançar seguro auto mais barato que a concorrência

Dinheiro roubado do Caixa Tem pagaria auxílio emergencial para 100 mil pessoas

Possibilidade de perdoar empréstimos seria para optantes do Simples Nacional

Durante a live realizada na última quinta-feira, o governo avaliou que medida poderia valer para as empresas optantes do Simples Nacional. Além disso, Guedes vem comentando, internamente, no governo, que é justo “esquecer” o empréstimo tomado num momento de crise por bons pagadores de impostos.

— Nós estamos estudando o bônus de adimplência, que é o seguinte: o sujeito pequenininho, que foi lá, pegou o empréstimo, trabalhou bem, conseguiu se recuperar lá na frente, pagou os impostos, a gente pode dar o bônus de adimplência, e perdoar o crédito. Nós estamos estudando isso para os pequenininhos — afirmou o ministro.

Ação seria como um “bônus de adimplência” para pequenas empresas

Ainda segundo o ministro da economia, essa seria uma ação justa para uma empresa que recorreu a um empréstimo emergencial, sobreviveu e continua pagando seus impostos. Nas palavras de Guedes, perdoar os empréstimos para pequenas empresas seria equivalente a um “bônus de adimplência”.

— Você salvou a empresa, ela paga imposto no ano seguinte, a empresa é bom pagador, para que que vai chatear o cara? Dá perdão no empréstimo dele — disse Guedes.

Como funcionaria o perdão aos empréstimos?

Segundo as informações divulgadas até o momento, o governo pagaria o empréstimo à instituição financeira, desde que o tomador prosseguisse com os impostos sendo quitados normalmente. A medida seria válida para as micro e pequenas empresas que obtiveram empréstimos com garantia do Tesouro.

Além de esquecer dívidas, governo propôs outras ações

Durante a pandemia do coronavírus, o governo já anunciou várias medidas para pequenas empresas. Entre elas está a abertura de uma linha de crédito chamada de Pronampe, para companhias com faturamento anual de até 4,8 milhões.

Além do Pronampe (para micro e pequenas empresas), foram lançadas, ainda, linhas de crédito para capital de giro de médias empresas (com faturamento anual de até R$ 300 milhões), e, também, uma linha de financiamento para folha de salários. Entretanto, o crédito para salário ainda não saiu do papel e está sendo alterado pelo Congresso.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: A.RICARDO via shutterstock