Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Perigo à vista: Brasil terá menos gás natural disponível nos próximos anos e isso é um grande problema

Estudo mostra que Brasil vai precisar lidar com menos gás natural num futuro próximo. Entenda o motivo e o que o governo está fazendo!

Ana LuisaPor Ana Luisa2 min de leitura
Tubulações brancas, com registros vermelhos, que transportam gás natural

O sinal de alerta está aceso no Brasil, já que o estudo de uma consultoria inglesa mostra que o país terá acesso a menos gás natural nos próximos anos. Contudo, a situação não é novidade e a Petrobras já está procurando soluções para resolver o problema e evitar o desabastecimento.

De acordo com a pesquisa, o problema está na produção boliviana de gás natural. Hoje, o país vizinho é exportador de combustíveis fósseis, mas a sua geração está em declínio desde 2015. Com isso, a expectativa é de que, até 2030, a Bolívia irá começar a importar o gás para suprir o consumo interno.

Assim, o Brasil vai ter menos gás natural, já que é o maior importador do produto boliviano: cerca de 30% da produção de lá vai para terras brasileiras. Diante dessa perspectiva, a Petrobras está procurando formas de aproveitar o gás do pré-sal e buscando novos parceiros comerciais.

Amadurecimento dos campos e falta de investimentos são razões para ter menos gás natural

O estudo da Wood Mackenzie aponta duas razões principais para o declínio da produção de gás natural na Bolívia nos últimos anos: o amadurecimento dos campos e a falta de investimento.

Com o passar do tempo, a capacidade de extração dos campos diminui, consequentemente diminuindo a quantidade de gás disponível. Portanto, são necessárias descobertas de novos locais para manter o nível de produção.

Ademais, no caso da Bolívia, o valor dos impostos desestimula o investimento internacional no setor. Ao mesmo tempo, a estatal do país não está obtendo sucesso em encontrar novas fontes de gás. Em 2021, a programação era explorar 20 novos poços, mas apenas 3 foram abertos e todos estavam vazios.

O que o Brasil vai fazer?

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Por fim, diante da situação, a Petrobras começou a procurar formas para lidar com menos gás natural vindo da Bolívia. Nesse sentido, atualmente, a estatal brasileira está concluindo a Rota 3 do gasoduto do pré-sal.

Além disso, o governo federal vai investir na construção do gasoduto que irá ligar o campo de Vaca Muerta, na Argentina, ao Brasil.

Imagem: INSAGO / shutterstock.com

Ana Luisa

Autor

Ana Luisa

Jornalista formada na UFV e redatora

Topicos relacionados