Nesta quinta-feira (19/7) às 10h30, o Banco Central do Brasil (BACEN) divulgou a pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”, em coletiva de imprensa. O estudo mostra a percepção dos brasileiros sobre a conservação das células, a forma como armazenam e transportam o dinheiro, bem como meios de pagamento e elementos de segurança das notas. De acordo com os dados levantados, os habitantes da região sul são os que mais utilizam o dinheiro de plástico, totalizando 54% dos pagamentos. Cada vez mais os brasileiros adotam o dinheiro de plástico, em detrimento do papel moeda.

Leia também:

Bradesco lança cartão Visa Aeternum focado em clientes de alta renda

Revelado aumento no uso do cartão de crédito

O estudo é realizado periodicamente pelo BACEN desde 2005, e neste momento está atualizando as informações da pesquisa de 2013. Entre as curiosidades que podem ser observadas, 19,3% da população guarda moedas por mais de seus meses. Ademais, 56,2% usam o dinheiro do cofrinho para compras e pagamentos.

O dinheiro vivo continua sendo o meio de pagamento mais utilizado pela população, que revelou o percentual de 96,1% que pagam em espécie, além de outros meios, sendo que 51,5% mencionaram cartão de débito e 45,5%, cartão de crédito. Para compras até dez reais, os brasileiros preferem ainda pagar em dinheiro vivo, contemplando 87,9%. Quanto maior o valor, mais é utilizado o dinheiro de plástico, que tem aumentado nos últimos anos.

Entretanto, o resultado é diferente em todas as regiões do país, de acordo com a pesquisa do BACEN. Portanto, confira o uso do cartão de crédito em cada uma delas.

Pesquisa do BACEN – “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”

  • No Nordeste, o dinheiro é ainda a forma de pagamento mais utilizada – 66,6%. O cartão de crédito por outros 17,3% e de débito 13,6%.
  • Na região Norte/Centro Oeste, o uso de cartão de crédito é de 10,0% e de débito 19,0%.
  • No Sudeste, o cartão de crédito totaliza 14,2, enquanto que o cartão de débito fica em torno de 23,2%.
  • Enquanto isso, na região Sul do país, o cartão de crédito é utilizado por 15,0 %. Por outro lado, o cartão de débito é o meio de pagamento de outros 22,1%.

Mesmo diante do crescimento no uso do dinheiro de plástico, o uso do dinheiro ainda é mais frequente para 60,2% da população. Com relação à pesquisa anterior (de 2013), o percentual era bem maior no uso do dinheiro de papel, e 72% dos brasileiros ainda usavam. Os resultados da pesquisa refletem que os brasileiros cada vez mais utilizam os meios eletrônicos de pagamento, como já era esperado.

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Acompanhe nossos artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto das fintechs.

Via Bacen