Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Péssima notícia para moradores deste estado

Importante órgão libera pesquisa que apresenta um péssimo cenário para moradores deste estado. Saiba mais!

A Serasa divulgou nas últimas semanas o Mapa de Inadimplência e Renegociação de Dívidas, com destaque para a situação do Rio de Janeiro, uma vez que os moradores deste estado ocuparam o topo do ranking entre as pessoas mais endividados do país.

Conforme o levantamento da Serasa, até fevereiro deste ano, mais da metade da população fluminense estava inadimplente. Ainda, segundo a pesquisa, alguns estados da região norte do Brasil também apresentaram índices elevados.

O estudo apontou que os moradores do Rio de Janeiro estão endividados, especialmente, por conta do consumo em alguns segmentos. O levantamento da Serasa apresentou também os principais fatores econômicos que impactam nesse cenário.

Como os moradores deste estado alcançaram essa dívida?

Conforme o Mapa de Inadimplência e Renegociação de Dívidas, não houve um fator que ocasionou o maior endividamento do Rio de Janeiro. Dessa forma, os moradores deste estado foram impactados do mesmo modo que ocorreu no restante do Brasil.

Não à toa, 70,5 milhões de brasileiros estavam negativados até fevereiro de 2023, acumulando uma dívida de R$326 bilhões, alta de 24% na comparação com o último ano. Luiz Rabi, economista-chefe da Serasa Experian, indicou que a inflação e os juros elevados são os principais fatores.

Além disso, em relação à pesquisa da Serasa, foi apontado que os principais gastos que levam à população ao endividamento são:

Fora o cenário da dívida brasileira, Rabi também comentou que estados como o Rio de Janeiro sofrem mais no contexto atual. Conforme o economista, os moradores deste estado têm pouco acesso à oportunidades de se recolocar no mercado de trabalho.

Ranking dos estados

O levantamento da Serasa ainda apontou o ranking com os estados mais endividados do Brasil. Assim, é possível destacar as cinco unidades federativas com a população mais inadimplente do país:

  • Rio de Janeiro – 52,69%;
  • Amazonas – 52,67%;
  • Amapá – 52,41%;
  • Distrito Federal – 51%;
  • Mato Grosso – 50,43.

Por fim, se somado o Rio de Janeiro, isto é, os moradores deste estado com o restante do Brasil, a média de endividamento do brasileiro, até fevereiro deste ano, é de R$4631,78.

Imagem: Brian A Jackson / Shutterstock.com