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Péssima notícia para quem quer comprar carro elétrico ou híbrido em 2024

Se você pensa em comprar um carro elétrico ou híbrido, deve ficar atento as mudanças que ocorrerão em 2024 para não prejudicar o seu bolso.

A partir desta segunda-feira, 1º de janeiro de 2023, a comercialização de carros híbridos e elétricos será tributada com impostos mais elevados no Brasil. Hoje, os impostos sobre carros elétricos importados estão em 10% e os carros híbridos terão um aumento para 12%. 

A medida protecionista solicitada pela ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) ao governo gerou protestos da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). 

Novos impostos para quem for comprar híbridos e elétricos

A ideia é dar um prazo para as montadoras tradicionais a desenvolverem tecnologias que já estão disponíveis em carros chineses a preços competitivos, como BYD e GWM.

Montadora chinesa de carros elétricos
Imagem: Jenson/Shutterstock.com

Agora, carros elétricos para transporte de carga terão um aumento no índice de impostos de importação para 20%. Automóveis populares, como BYD Dolphin, BYD Song Plus, Haval H6 (GWM), Ora 03 (GWM), não tiveram os preços anunciados após os novos impostos de importação.

Segundo o site Use Elétrico, marcas como Caoa Chery, Fiat, Hyundai, JAC, Jaguar, Nissan e Seres estão fora das cotas automáticas. Isso significa que os modelos dessas marcas também serão atingidos pelos novos impostos de importação de 10%.

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O impacto dos novos impostos

Na prática, com os novos impostos de importação, inicia-se um novo cenário para as montadoras tradicionais no Brasil (Stellantis, Volkswagen, GM, Toyota, Hyundai, Renault, Nissan, Honda, Caoa Chery e Mitsubishi) e para o público. Assim, as montadoras terão que acelerar a produção de carros híbridos e elétricos no país para evitar o aumento no custo dos veículos.

As marcas chinesas BYD e GWM, por exemplo, já anunciaram planos de produção desses veículos no Brasil. Mas, só conseguirão eliminar os impostos de importação quando a produção for local. Algumas montadoras como a Renault e a Nissan podem se unir para produzir localmente o Kwid E-Tech elétrico.

Novos investimentos para veículos elétricos e híbridos

Com o novo cenário de aumento de impostos para carros elétricos e híbridos, devemos ver um aumento nos investimentos na infraestrutura para carros 100% elétricos. Também será possível ver uma corrida para viabilizar o carro híbrido flex, utilizando o etanol.

Por exemplo, a rede de postos Graal irá disponibilizar carregadores rápidos para carros elétricos em todas as suas unidades. Sendo assim, a intenção é convencer o público a priorizar o abastecimento de veículos com etanol, ao invés da gasolina, que é a preferência de 70% dos usuários no Brasil.

Imagem: guteksk7/shutterstock.com