Comunicado URGENTE sobre o Nubank: grande mudança é aprovada

O Nubank anunciou uma importante mudança no banco na última sexta-feira (29).

O Nubank recebeu uma importante aprovação do Banco Central na última sexta-feira (29). Trata-se, portanto, da mudança de marco regulatório do banco, o que pode diminuir as exigências de capital de risco de suas operações no Brasil. Vale destacar que a fintech possui ações listadas na Bolsa de Nova Iorque (NYSE)

Logo, a modificação é parte do novo arcabouço regulatório cuja definição se deu a partir das regras de Basileia III. Sua criação foi uma resposta global à crise financeira de 2009. Saiba mais informações sobre essa medida na sequência!

Nubank anuncia mudança de marco regulatório do banco

Prédio do Nubank com logo da fintech na frente.
Imagem: Alf Ribeiro / shutterstock.com

A mudança da Abordagem do Indicador Básico (BIA, em inglês) para a Abordagem Padronizada Alternativa (ASA, na sigla em inglês) no cômputo dos ativos ponderados pelo risco associados à exigência de capital de risco operacional do conglomerado prudencial do Nu Brasil pode trazer reduções consideráveis ao capital de risco do banco.

Assim, segundo comunicado do Nubank, caso já houvesse a implementação da nova metodologia já estivesse implementada até o final de setembro de 2023, o capital exigido do Nu Brasil teria uma redução de aproximadamente US$ 152 milhões.