Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Petrobras baixou o preço oficial do gás natural: confira o novo valor!

Os preços de venda de gás natural, distribuído ou transportado por dutos, terão uma redução média de 5% em reais por metro cúbico com relação ao trimestre entre agosto até outubro, de acordo com o que foi determinado nos contratos de acordos da Petrobras com as distribuidoras. Os novos valores começam a valer a partir desta terça-feira (1). 

A Petrobras informa que o preço final do gás natural não é definido pelo consumidor apenas pelo preço de venda da empresa, junto com as margens das distribuidoras, como também a partir dos tributos federais e estaduais. 

Saiba mais sobre a redução do preço do gás natural 

De acordo com a Petrobras, a companhia “prevê atualizações trimestrais e vincula a variação do preço do gás às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio”. Sendo assim, durante o trimestre, o petróleo reduziu 11,5%, além da depreciação de 6,5% no câmbio. Isso significa que o valor em reais para ser convertido em dólar aumentou 6,5%.

No estado de São Paulo, o mais populoso do Brasil, o reajuste valerá primeiro para os grandes usuários do gás natural. São eles:

  • Postos de GNV (Gás Natural Veicular);
  • Indústrias;
  • Usinas térmicas.

Já para os usuários comerciais e residenciais, o custo é corrigido anualmente. Na cidade de São Paulo, por exemplo, os cidadãos atendidos pela Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) só perceberão a diferença no preço em seis meses, já que a empresa lida com a data-base anual no mês de maio. 

Como funcionam as tarifas 

As tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras de cada estado, de acordo com a legislação e regulação específica do local. “Importante informar que a atualização anunciada para 01/11/2022 não se refere ao preço do gás de cozinha, envasado em botijões ou vendido a granel.”, esclareceu a Petrobras.

Seguindo os contratos acertados, os preços valerão até o dia 31 de janeiro de 2023. 

A companhia ainda acrescentou que os contratos das atualizações trimestrais do preço do gás natural, assim como a anual, são públicos e divulgados diretamente no site da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). 

Imagem: Donatas Dabravolskas/shutterstock.com