Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Petrobras já admite rever sua política de dividendos

A Petrobras enviou, na última quarta-feira, 29 de março de 2023, à SEC, um documento informando que está estudando mudar sua política de distribuição de dividendos. Vale destacar que a SEC funciona como a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos

Conforme o documento da estatal brasileira, as mudanças relacionadas à sua diretoria e as alterações na composição do Conselho de Administração podem resultar em alterações no formato de distribuição de proventos do grupo.

Além disso, a Petrobras destacou que estas alterações ou até mesmo o encerramento podem acontecer a qualquer momento. Caso deseje ler o documento da empresa na íntegra, basta acessar o link, disponibilizado pelo Poder 360.

Mudança na política de dividendos

Conforme o documento encaminhado para a SEC, a Petrobras indicou que a mudança na diretoria e no conselho administrativo pode impactar na política de proventos do grupo.

Além disso, fez questão de destacar que esta alteração pode levar ao “pagamento de menos ou nenhum dividendo no futuro”. Dessa forma, o mercado tem se posicionado com receio em relação à estatal. Na tarde desta sexta-feira, às 14h31, as ações da empresa caíram em 1,42% no Ibovespa.

Histórico de “boa pagadora de dividendos”

Em 2022, a Petrobras pagou R$ 215,8 bilhões em dividendos aos seus acionistas, sendo que este foi o maior valor da história da companhia. Não à toa, a companhia foi colocada, por alguns meses, como a maior pagadora de dividendos do mundo.

Em suma, atualmente a empresa adota um modelo em que realiza o pagamento de 60% da diferença entre o fluxo de caixa operacional e investimentos, caso o endividamento esteja menor que US$ 65 bilhões.

Contudo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desde que assumiu a presidência da república, tem criticado abertamente a política de distribuição de dividendos da Petrobras. Assim, o presidente defende que tal valor deveria ser redirecionado para o fluxo de caixa da companhia.

Imagem: Donatas Dabravolskas / Shutterstock.com