Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

PF notifica ex-ministro de Bolsonaro sobre salários recebidos enquanto esteve preso

A Polícia Federal solicitou a devolução dos salários recebidos por um ex-ministro do Governo Bolsonaro durante sua prisão. Saiba mais!

Andreza AraújoPor Andreza Araújo2 min de leitura
INSS suspeitos

Preso em decorrência dos atos golpistas que assolaram Brasília no dia 8 de janeiro, o ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro, Anderson Torres, terá que devolver o salário recebido enquanto esteve encarcerado na capital federal.

A notificação da devolução foi feita pela Polícia Federal (PF). A remuneração está relacionada ao cargo de delegado federal que Torres exercia. Saiba mais informações sobre o caso a seguir.

Anderson Torres terá que devolver salários

O ex-ministro ficou preso por 117 dias no batalhão da Polícia Militar, em Brasília. A devolução condiz com um normativo do Ministério do Planejamento, em que servidores públicos não podem receber salários enquanto estiverem presos de forma preventiva.

Assim, Torres terá que ceder à PF a quantia de R$ 87.560,67. Atualmente, ele continua como delegado da Polícia Federal na capital federal.

Sua prisão foi uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) em decorrência das investigações sobre os atos que ocorreram no dia 8 de janeiro, em que os prédios dos Três Poderes (Congresso Nacional, Palácio do Planalto e a sede do STF) foram invadidos. Torres era o chefe da Segurança Pública do Distrito Federal.

Sua soltura provisória for determinada pelo ministro Alexandre de Moraes no dia 11 de maio. No entanto, Anderson Torres não pode sair do Distrito Federal e nem usar redes sociais. O descumprimento dessas e de outras determinações podem resultar em sua prisão novamente.

O que disse a defesa de Torres?

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

O advogado do ex-ministro, Eumar Novacki, alegou que irá recorrer da decisão da devolução dos salários. Em nota à reportagem do Metrópoles, Novacki afirmou que, de acordo com o entendimento do STF, “não é permitida a suspensão ou a cobrança da remuneração recebida pelo servidor público”.

Além disso, Torres passa por um processo administrativo dentro da Polícia Federal, o que pode resultar na sua expulsão da corporação. As informações são do colunista do Metrópoles, Igor Gadelha.

Imagem: Joa Souza / Shutterstock.com

Andreza Araújo

Autor

Andreza Araújo

Andreza Araújo é formada em Letras (Português e Linguística) pela Universidade de São Paulo e em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Com experiência na área educacional como professora de inglês, atualmente atua como redatora no portal Seu Crédito Digital, escrevendo sobre finanças, benefícios sociais, consumo e mercado.

Topicos relacionados