Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

“PIB precisa ser distribuído”, diz Lula após bom resultado no trimestre

Lula afirmou que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil precisa ser distribuído para que haja crescimento. Entenda!

Nesta sexta-feira (1º), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou a informação de que, no segundo trimestre de 2023, a economia brasileira cresceu 0,9%, em comparação ao primeiro trimestre, segundo dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais.

Diante disso, também nesta sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil precisa ser distribuído. Assim, para o mandatário, o PIB só começou a crescer e ser distribuído quando, em seu outro mandato, aumentou o salário mínimo em 77%.

Lula critica presidente do Banco Central

Lula ainda afirmou que os economistas e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, deveriam compreender que o dinheiro deve “circular nas mãos de muita gente”. Pois, segundo o petista, se o dinheiro ficar na mão de poucas pessoas, há concentração de riqueza.

Além disso, Lula declarou que, se o dinheiro for distribuído para muita gente, serão geradas mais vagas de emprego, mais desenvolvimento, mais comércio e, consequentemente, mais fábricas. Assim, o presidente quer que os economistas percebam o que acontece no país quando se acredita no povo trabalhador.

Presidente Lula discursando.
Imagem: Ricardo Stuckert / Presidência da República

Aniversário do Crediamigo e Agroamigo

O discurso de Lula aconteceu durante evento em Fortaleza (CE). Na ocasião ocorreu a comemoração ao aniversário de dois programas de microcrédito urbano e rural do Banco do Nordeste, o Crediamigo e o Agroamigo.

Veja também:

Ainda é possível sacar o PIS/Pasep referente a 2021?

Assim, segundo o Palácio do Planalto, o Crediamigo completou 25 anos e visa ao desenvolvimento socioeconômico dos empreendedores. Já o Agroamigo, comemorando 18 anos em 2023, tem o objetivo de dar apoio à agricultura familiar. Atualmente, 1,3 milhões de produtores rurais são atendidos pelo programa, com uma carteira ativa no valor de R$ 6,6 bilhões.

Por fim, clique aqui e confira mais detalhes do resultado do PIB.

Imagem: Ricardo Stuckert / Presidência da República