PIB registra queda de 0,3% na atividade econômica, segundo Monitor da FGV
O Monitor da FGV é um dos indicadores que apontam para os resultados do PIB mensalmente. Saiba mais detalhes!
O Monitor do PIB, divulgado pela FGV, registrou queda de 0,3% na comparação mensal entre junho e julho. Ainda assim, considerando o resultado do mesmo período do ano passado, houve avanço de 1,8% e de 2,7% no trimestre encerrado no mês. Segundo a coordenadora da pesquisa, Juliana Trece, fatores relacionados à oferta e à demanda são os responsáveis pela redução.
Em relação à oferta, no mês de julho, três grandes atividades apresentaram quedas: agropecuária, serviços e indústria. Sobre a demanda, por sua vez, o consumo das famílias apresentou recuo, bem como na formação de capital fixo.
Além disso, vale lembrar que o PIB corresponde aos bens e serviços produzidos pelo país e atua como importante termômetro do crescimento da economia. Sendo assim, é possível verificar uma retração de 0,3% no mês de julho, com base nos dados do Monitor. Confira mais informações sobre o PIB aqui!
PIB: consumo das famílias em queda

Como exposto acima, um dos fatores que influenciaram diretamente na redução do PIB no mês de julho foi o consumo das famílias. No período em questão, o consumo avançou em 2,6%, mas ficou abaixo do resultado obtido no mês anterior.
De acordo com as informações da pesquisa, esse é o cenário desde o final do ano passado, que corresponde justamente ao período de diminuição do consumo de serviços pelos brasileiros.
Veja também:
Valor de repasse do Bolsa Família avança na comparação mensal
Para a análise do consumo das famílias que integra o PIB, são considerados produtos não duráveis, produtos duráveis e produtos semiduráveis, além da participação do serviço nesse sentido.
O que compõe o Monitor do PIB?
O Monitor do PIB da FGV é composto por três fatores principais:
- Consumo das Famílias;
- Formação Bruta de Capital Fixo;
- Exportações e Importações.
No entanto, quando se trata dos valores monetários que estão por trás do indicador, o levantamento aponta para uma estimativa de 6 trilhões 109 bilhões e 235 milhões de Reais no acumulado até julho deste ano.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com