Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

PicPay pode facilitar a vida de quem está com o IPVA atrasado; saiba mais

Conheça algumas funcionalidades do PicPay que ajudam na organização de motoristas que estão com o IPVA atrasado.

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é uma obrigação anual para proprietários de veículos. Portanto, é aconselhável planejar-se para manter em dia esse pagamento e evitar despesas adicionais decorrentes do IPVA atrasado.

Nesse contexto, o PicPay tem algumas funcionalidades para ajudar na organização das obrigações dos motoristas. Por exemplo, o aplicativo permite a consulta de eventuais pendências relacionadas ao veículo, proporcionando facilidade e praticidade.

Como verificar se o IPVA está atrasado pelo PicPay?

Posicionada ao lado de um notebook, mão segura um celular que está iniciando o app do PicPay.
Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com

Geralmente, os Departamentos de Trânsito (Detrans) e as Secretarias da Fazenda oferecem sistemas para verificar débitos de IPVA em atraso. No entanto, se você busca uma opção mais simplificada, uma recomendação útil é utilizar o PicPay. Confira:

  1. Abra o aplicativo do PicPay (disponível para Android e iOS);
  2. Em seguida, utilize a barra de buscas para encontrar a opção “Débitos de veículo”;
  3. Leia e concorde com os termos de uso;
  4. Informe a placa do veículo que deseja verificar;
  5. Verifique se existem débitos ou pendências em aberto.

O serviço oferecido é totalmente gratuito e está disponível para clientes do PicPay com contas ativas no aplicativo. Após a verificação, você terá a opção de quitar os débitos utilizando o saldo da carteira ou parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito.

Veja também:

Valor do Bolsa Família já vai mudar a partir de JANEIRO?

Como parcelar o imposto em atraso?

Também pelo aplicativo do PicPay, é possível efetuar o pagamento do IPVA atrasado utilizando o cartão de crédito. Assim, a questão de como parcelar o IPVA em atraso torna-se mais simples com essa opção.

Para fazer isso, selecione os débitos desejados (na aba de débitos veiculares do aplicativo) e escolha o método de pagamento (saldo ou cartão de crédito). Se optar pelo cartão de crédito, defina o número de parcelas desejado. Vale lembrar que, no caso de pagamento via saldo em carteira, não há taxas adicionais.

Após o pagamento, é importante observar que pode levar até cinco dias úteis para a atualização dos débitos no sistema da Secretaria Nacional de Trânsito. Por fim, um e-mail de confirmação será enviado assim que a transação for concluída com sucesso.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com