Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix de R$ 1.500 para trabalhadores que possuem carteira assinada!

Entenda seus direitos sobre PIS/PASEP caso tenha carteira assinada em 2023

Benefícios financeiros para trabalhadores de carteira assinada: quais são?

Trabalhadores de carteira assinada têm uma série de benefícios garantidos por lei. Dentre esses se destacam os programas sociais PIS (Programa de Integração Social) e PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). Essas contribuições sociais são devidas pelas empresas e seu principal objetivo é financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono salarial e participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores.

Se você trabalha de carteira assinada, é possível que tenha direito a esses benefícios. Mas, muita gente ainda tem dúvidas sobre como esses programas funcionam. Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o PIS/PASEP 2024.

Leia mais:

Idosos COMEMORAM: juros do consignado para aposentados e pensionistas são reduzidos

Vale-Carne do Bolsa Família de R$ 35 já será liberado em março?

Calendário de pagamento do PIS/PASEP em 2024

O calendário oficial do PIS/PASEP 2024, que corresponde ao ano-base 2022, será implementado de fevereiro a julho do mesmo ano. Os pagamentos serão realizados de acordo com o mês de nascimento do trabalhador ou final da inscrição no programa.

Importante destacar que, para ter direito ao abono salarial, alguns critérios devem ser cumpridos:

Estar inscrito nos programas do PIS/PASEP há, pelo menos, cinco anos;

Ter trabalhado formalmente por, pelo menos, 30 dias no ano-base;

Ter recebido até dois salários mínimos de média mensal;

Ter dados trabalhistas devidamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

PIS/PASEP 2024: como verificar o saldo e sacar o benefício?

Existem várias opções para consultar o saldo do PIS/PASEP. Uma delas é pelo telefone 158, disponibilizado pela Central Alô Trabalhador. Caso seja vinculado ao PASEP, a consulta ao saldo também pode ser feita pela opção “Consulte seu PASEP” ou através da Central de Atendimento do Banco do Brasil, que atende pelos números 4004-0001 ou 0800 729 0001. Para o PIS, a consulta pode ser feita pelo telefone do INSS, no número 135, ou pelo número 0800 726 0207 da Caixa Econômica.

Fique atento(a) às datas e lembre-se que, caso tenha cumprido todas as exigências, tem direito ao recebimento do abono salarial. É fundamental se manter informado e exigir os seus direitos, principalmente, quanto aos benefícios garantidos aos trabalhadores.

Afinal, o que é PIX?
O PIX é um método de pagamento instantâneo que foi lançado pelo Banco Central do Brasil em 2020. Com ele, é possível transferir dinheiro entre contas de qualquer banco ou plataforma de pagamento, a qualquer hora do dia, sete dias por semana. As transferências são concluídas em até 10 segundos, um grande avanço em comparação aos métodos tradicionais como TED e DOC. O melhor de tudo, é que não é necessário ter carteira assinada para usar o PIX, qualquer pessoa com uma conta bancária pode usufruir desse benéfico.

Para se beneficiar do PIX, basta acessar o aplicativo ou o site de seu banco e cadastrar o seu PIX. Para isso, você poderá usar o seu CPF, seu celular, seu e-mail ou mesmo gerar uma chave aleatória. Depois disso, sempre que for fazer ou receber uma transferência, usará apenas essa chave em vez de informar dados como banco, agência e conta.

Essas são as dicas sobre o uso do PIS, PASEP e PIX. Com esses serviços, a vida do trabalhador brasileiro pode se tornar mais fácil no que diz respeito à finanças. Espero que as informações tenham seja úteis e para qualquer dúvida recomenda-se sempre buscar informações nas fontes oficiais do governo e dos bancos.