Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix crédito promete revolucionar e eliminar cartões de crédito; entenda

O Pix crédito pode revolucionar a forma como os brasileiros podem fazer suas compras de forma parcelada. Entenda!

Uma medida do Banco Central promete revolucionar as formas de pagamento no Brasil. Trata-se, portanto, do Pix Crédito, método que pode até eliminar o tradicional cartão de crédito da vida dos brasileiros.

Dessa forma, os clientes poderão utilizar esse sistema de transferências instantâneas em compras que geralmente utilizariam o limite cedido aos bancos para os consumidores. Saiba mais sobre essa novidade a seguir!

Pix crédito pode substituir os cartões

Celular com a logo do Pix na tela e diversas notas de R$ 50,00 ao fundo.
Imagem: Alexandre Tavares Silva / shutterstock.com

Com o Pix crédito, os consumidores podem fazer compras e optar pelo parcelamento do valor total em várias vezes, tantas quantas a instituição bancária permitir. Sendo assim, seu funcionamento será similar ao de um cartão de crédito comum.

Veja também:

Confira as condições de isenção do IPVA 2024 em todos os estados brasileiros

Portanto, com o Pix crédito o processo é o mesmo, mas sem a necessidade de ter o cartão em mãos, todo processo é feito pelo sistema criado pelo Banco Central. Ou seja, isso traz praticidade para os clientes, eliminado a necessidade de usar fisicamente os cartões nas máquinas de pagamento.

Setores estão animados com a mudança

As mudanças que o novo método de pagamento trará a partir da sua implementação anima as pessoas de diversos setores. Entre eles, aquelas ligadas ao varejo esperam que o Pix crédito impulsione ainda mais as vendas no setor.

Já pessoas ligadas aos bancos também aprovam a mudança, já que a funcionalidade pode trazer ainda mais agilidade e praticidade aos consumidores nessas operações do dia a dia.

Quando acontecerá o lançamento?

A novidade gera expectativas para a sua implementação. Porém, a data para o lançamento do Pix crédito ainda é incerta. Contudo, outras novidades estão programadas para ficarem à disposição dos clientes a partir de outubro de 2024.

Sendo assim, o Pix automático funcionará como uma alternativa ao débito automático. Por sua vez, o BolePix funcionará de forma semelhante ao boleto bancário, mas o registro da transação ocorrerá imediatamente e não após 3 dias, como tradicionalmente acontece.

Imagem: Alexandre Tavares Silva / shutterstock.com