Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix Crédito: saiba como funciona a nova forma de pagamento

Com o Pix Crédito é possível emitir boletos, realizar transferências para diferentes contas e outras transações financeiras. Saiba mais!

O Pix é um método de transferência instantânea criado em 2020 e tem conquistado cada vez mais os brasileiros devido a sua tecnologia, agilidade e segurança. O método tem sido cada vez mais usado por pessoa físicas e empresas, para todos os tipos de compras.

Agora, mais uma novidade chegou ao mercado financeiro e também promete conquistar a população. Com o Pix Crédito é possível emitir boletos, realizar transferências para outras contas com rapidez, entre diversas transações financeiras.

Confira, a seguir, como funciona a nova modalidade do Pix Crédito e descubra se vale a pena aderir ao serviço.

Pix Crédito: o que é e como funciona?

Como mencionado acima, com o Pix Crédito é possível realizar transações financeiras instantâneas com modelo de pagamento de crédito. Entre as principais vantagens da novidade estão:

  • agilidade nos pagamentos (como por boleto Pix, por exemplo);
  • aumento do BNPL (Buy Now Pay Later), que nada mais é que o “compre agora e pague depois”;
  • e abertura de crédito maior, dessa forma, acesso a crédito mais barato.

No entanto, o serviço pode trazer algumas preocupações. A principal delas é a chance de aumento de inadimplência, com o crescimento do crédito facilitado.

Além disso, será necessária uma adequação da tecnologia para que os clientes, bem como as empresas, estejam preparados para esse tipo de operação financeira.

Outro ponto que merece ser mencionado é a necessidade do próprio mercado financeiro adequar seu sistema para a nova modalidade — adotando uma nova política de crédito.

Isso porque, apesar de se encaixar na categoria de crédito, o Pix Crédito deve seguir o formato de débito automático, ou seja, os dados bancários da conta corrente serão constantemente analisados.

A nova modalidade de Pix já vinha sendo estudada pelo Banco Central há algum tempo. Porém, recentemente, o atual Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, solicitou uma aceleração para liberar o Pix Crédito entre os brasileiros.

Imagem: ADVTP / shutterstock.com