Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

PIX errado: veja o que fazer se a pessoa se recusar a devolver seu dinheiro?

Saiba como recuperar seu Pix enviado errado com nossas dicas! Explore soluções possíveis e aprenda a reaver seu dinheiro.

Quantas vezes você já ouviu falar sobre alguém que realizou um Pix para a pessoa errada e, depois, a outra pessoa se recusou a devolver o dinheiro? Isso é um problema comum, mas existem algumas soluções que podem ajudar a reverter a situação. 

Algumas delas são simples, mas outras já exigem um pouco mais de esforço. A primeira coisa que você pode tentar é convencer a pessoa que recebeu o dinheiro a devolver voluntariamente. Assim, você evita dias de negociação com bancos.

Além disso, recorrer à justiça para reaver o valor do Pix enviado para a pessoa errada também pode ser uma opção. No entanto, se a devolução voluntária não for possível, o próximo passo é entrar em contato com o banco que intermediou a transação. 

Resgatando Pix enviado errado entrando em contato com o banco

Pessoa segurando celular que mostra logo do Pix

Nesse contato com a instituição financeira intermediadora, você precisa relatar todo o problema para eles e ver o que pode ser feito para resolver a situação. Mas afinal, e se o banco não resolver o problema do Pix enviado errado?

Veja também: Como descobrir se o agendamento da perícia médica do INSS foi antecipado?

Neste caso, então pode ser necessário recorrer à Justiça. Conforme o advogado especialista em direito político e econômico Kristian Rodrigo Pscheidt, é possível registrar uma ocorrência policial. E esse registro pode ser feito online.

Ação judicial

Além do boletim online, você ainda pode entrar com uma ação no Juizado Especial Cível para reaver os valores acrescidos de juros e correção monetária. No entanto, para comprovar que houve um Pix errado, é importante ter provas documentadas. 

Portanto, faça capturas de tela, registros impressos das operações bancárias e até mesmo das conversas com a pessoa que se recusou a devolver o dinheiro. Tudo isso pode fazer a diferença para comprovar que houve erro no Pix.

Assim, a Justiça identifica que a pessoa beneficiada fez apropriação indevida do dinheiro. Por fim, com todos esses cuidados, é bem provável que você consiga reaver o seu dinheiro perdido num Pix errado. 

Imagem: rafapress / shutterstock.com