Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como descobrir se o agendamento da perícia médica do INSS foi antecipado?

Saiba como verificar se a perícia médica do INSS para a concessão de benefícios foi antecipada pelo órgão!

Um passo importante para obter benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é passar pela perícia médica. Porém, devido ao alto número de requerimentos, a espera para realizar esse procedimento pode ser longa.

Desse modo, a fim de evitar que as pessoas que necessitam dos auxílios desse órgão aguardem por muito tempo, há a antecipação dessa avaliação médica em alguns casos. Saiba como descobrir se esse é o seu caso na sequência.

Como saber se houve a antecipação da perícia médica do INSS?

Médico segurando um tablet, com um estetoscópio no pescoço, e ao lado, adicionado via edição, o logo da Previdência Social
Imagem: Guschenkova / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

O próprio requerente que precise passar pela perícia médica pode descobrir se houve a antecipação dessa etapa através da plataforma Meu INSS. Sendo assim, basta acessar o site ou o aplicativo (Android, iOS) para visualizar essa informação.

Veja também: Multa por excesso de velocidade pode ficar muito mais cara; saiba os motivos

Ao fazer o login, o requerente deve procurar a opção “Consultar Pedidos” no menu principal. Ao localizar o pedido relacionado à perícia médica do INSS, clique em “Detalhar”. Caso o usuário não tenha acesso às plataformas digitais, é possível ligar gratuitamente para a Central 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Vale destacar, porém, que o próprio órgão está entrando em contato para alertar sobre a antecipação da perícia médica. Assim, isso acontece através do aplicativo Meu INSS, do número (11) 2135 0135, pelo e-mail ([email protected]) e via SMS nos números 29230, 27030 e 92716, pertencentes ao Ministério da Previdência Social.

Quem tem direito a essa antecipação?

Desde 20 de novembro, o processo de antecipação das perícias médicas está em curso para mais de 9 mil cidadãos que aguardam pelo exame há mais de 100 dias. Logo, são aqueles que pediram a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência.

Entretanto, mesmo com a iniciativa de antecipar a perícia médica no INSS, a falta em relação às consultas marcações tem superado o número de agendamentos realizados. Em 23 de novembro, por exemplo, apenas 18 das 79 pessoas que tinham perícias médicas antecipadas compareceram.

Desse modo, no total, dos 341 agendamentos feitos desde o início do programa, apenas 91 compareceram, o que representa um índice de 26,6%.

Imagem: Guschenkova / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital